26/05/2018 20h14 - Atualizado em 28/05/2018 07h29

Sergio Longo e Ademir Maschio anunciam reabertura de Frigorífico por empresa de iraniano em 60 dias

Grupo Golden pretende abater 1200 animais por dia e gerar até 800 empregos.

Se o prefeito Ademir Maschio inaugurou seu período administrativo em 2017 com a trágica notícia do fechamento da Unidade do JBS/SA. e como consequência o desemprego de 600 pessoas e a queda na arrecadação de milhares de reais, quinze meses depois, ele pôde comemorar na tarde desta sexta-feira dia 25 de maio, o anúncio da assinatura do Contrato de Locação dos Ativos da Unidade frigorifica de Santa Fé do Sul pertencente a empresa Rodopa do senhor Sérgio Longo com a empresa Golden representada pelo senhor Amerian.

“Sempre disse que não jogaria a toalha para a reabertura do frigorífico, porque o empresário Sergio Longo sempre disse que haveria uma esperança porque existiam interessados na planta que está localizada em local estratégico e possui uma excelente estrutura, por isso sempre acreditei que reverteríamos essa situação, e hoje estou comemorando essa grande notícia para os santafessulenses”, disse o prefeito logo após a assinatura do contrato ocorrido na cidade de São Paulo.

Ademir ressaltou também que contou com a imprescindível participação do deputado Fausto Pinato, “que é próximo dos diretores da empresa Goldem e aproximou os empresários para que tivéssemos um desfecho positivo e temos que agradecê-lo”.

O Contrato

Ocorreu na sede da empresa Rodopa, localizada na cidade de Barueri, a assinatura de locação dos ativos da unidade Frigorífica de Santa Fé do Sul com a Empresa Golden de propriedade do senhor Amerian (Iraniano) que assumirá as atividades da Unidade com o compromisso de início dentro de um prazo de sessenta dias e como normalmente ocorre, não foram divulgados para a imprensa os prazos e valores, mas a previsão é de que os novos locatários da planta assumiram por cinco anos com prioridade de prorrogação de mais cinco, com previsão inicial de abate diário de 600 cabeças e meta de atingirem 1.200 quando a estrutura estiver totalmente finalizada.

Em resposta recente a um requerimento do vereador Leandro Magoga o empresário Sergio Longo demonstrou que desde o fechamento da Unidade pela empresa JBS - SA sempre empreendeu todos os esforços para que a Unidade fosse reaberta e que a locação de ativos/arrendamento, anunciada na tarde desta sexta-feira (25)  fosse através de um parceiro com tradição no mercado e que acima de tudo oferecesse garantias jurídicas e financeiras suficientes para evitar qualquer constrangimento futuro, para sua empresa, para o Município de Santa Fé do Sul e principalmente para a População.

Reestruturação da Planta

Os novos diretores do Grupo Goldem vão introduzir toda a cadeia produtiva frigorífica, ou seja, desde o abate até a desossa, com grande parte da produção destinada ao mercado internacional. Para voltar ao mercado internacional os novos locatários da planta terão de reaver a habilitação de exportação que foi suspensa pelo Ministério da Agricultura desde 2017.

Uma das condições necessárias para atingir capacidade total de abate (1.200 cabeças diárias) será a aprovação e realização do canal de ligação da unidade Frigorífica ao córrego do Jacu Queimado, medida necessária para o aumento da capacidade do abate da Unidade Frigorifica, que dependerá de uma intervenção do poder público municipal, através da equipe do Prefeito Ademir Maschio junto a CETESB.

Desde o anuncio do fechamento da unidade JBS/SA. em fevereiro de 2017, parte dos equipamentos pertencentes aos ex-proprietários foram desmontados para armazenamento e a conservação e agora serão remontados para funcionamento.

Geração de Emprego

Quando atingirem a capacidade total de abate, a oferta de emprego poderá ser de até 800 postos de trabalho, estimam os novos locatários da unidade frigorífica.

Na próxima semana já devem iniciar a contratação de equipe de pessoal para remontagem da planta e uma entrevista coletiva deverá ser concedida à imprensa para dar mais detalhes à população de Santa Fé do Sul e Região.

Apoios e mobilização da sociedade

Durante o anúncio da formalização do contrato, Ademir Maschio lembrou das ações coletivas que houveram em prol da reabertura do frigorífico e mobilizou os vereadores da cidade, a Associação Comercial, Sincomercio, os deputados Itamar Borges e Carlão Pignatari e dos ex-prefeitos Armando Rossafa e Toninho Favaleça que mobilizaram vários setores da sociedade para que os os empregos fossem retomados.