26/05/2022 11h23 - Atualizado em 26/05/2022 17h44

Superintende do Senar/SP visita Sindicato Rural de Santa Fé do Sul

Avaliação da aplicação dos Cursos e aprimoramento para 2023, para capacitar produtores rurais.

O Sindicato Rural de Santa Fé do Sul recebeu a visita, nesta quinta-feira, dia 26 de maio, do Doutor Mário Antônio de Moraes Biral, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SP).

O Senar mantém parceria histórica com 208 Sindicatos Rurais em todo o Estado de São Paulo

O Objetivo da visita foi ver como está sendo desenvolvido o Plano Anual de Trabalho que foi enviado no mês de outubro para o SENAR, e aprovado no final de 2021.

O Superintendente foi recebido pelo Coordenador do Senar na região de Santa Fé do Sul, Emerson Ronaldo Assi, Luis Bermal, Preisdente do Sindicato Rural e funcionários.

Mario Antonio também disse que para 2023 haverá modificações que visam melhorar o desenvolvimento dos Cursos que o Senar disponibiliza.

“Nosso objetivo e buscar avanços significativos, porque o Senar tem condições de oferecer condições para que os Sindicatos possam capacitar nosso público alvo. O Senar tem um grande compromisso com o produto rural, principalmente com os pequenos que fazem a agricultura familiar,” disse em entrevista ao repórter Carlos Alberto da Rádio Dinâmica FM.

No Estado de São Paulo são 339 mil propriedades rurais, sendo que até 20 hectares, são 181 mil e a função do Senar é capacitar esses produtores, e com isso, fazer com que eles permaneçam no campo. “Este é o desafio que temos para que todos que trabalham na agricultura estejam sempre buscando capacitações para agregar à renda de suas propriedades, fixando-os nas suas terras.

Ainda de acordo com o Superintendente, nesta atuação do Senar, os resultados são muito satisfatórios, pois os produtores vêm obtendo maior produtividade, e em relação aos preços almejados, estão avançando com o aumento da positividade de melhor renda. “Consideramos que a maior riqueza desses produtores rurais é a sua terra, não queremos que eles deixem a atividade de produzir para os brasileiros”.

“Nossa parceria (SENAR) com o Sindicatos Rurais, especialmente com o de Santa Fé do Sul e extensão de base, nos dá condições de conhecer a realidade e as necessidade dos produtores rurais, e nosso plano de trabalho vai de encontro com as atividades que eles exploram, e assim eles continuam na sua terra produzindo cada vez mais”, concluiu Mario Antonio de Moraes Biral.

De acordo com o superintendente, a pandemia impediu que o Senar atingisse a meta de aplicar em todo o estado, um total de 15 mil cursos, deixando em 2020 de atender cerca de 18 mil produtores. Em 2022 a meta é atender cerca de 250 mil produtores em 15 mil cursos nas 208 unidades de Sindicatos Rurais em São Paulo.

Emerson Assi (Senar da região) aproveitou para agradecer a presença na região com a oferta de muitos cursos ao longo dos anos, e que promoveram melhores condições aos produtores rurais que além de aumentar a produção de sua área, também pode dar condições de aumentarem suas rendas, principalmente aos que estão na agricultura familiar. “O Senar nos dá todo o suporte, com monitores, materiais pedagógicos e operacionais, para que os resultados sejam satisfatórios, e todos os cursos são gratuitos”, lembrou Emerson.

O Sindicato Rural e o Senar também têm excelentes parcerias com as Prefeituras para o desenvolvimento do Plano Anual de Trabalho