08/03/2019 11h01 - Atualizado em 08/03/2019 11h01

UPA de Santa Fé do Sul registra 7.177 atendimentos em fevereiro e no feriado de Carnaval

527 pacientes deram entrada na UPA com suspeitas de Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.

Segundo levantamento feito junto a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Regional de Santa Fé do Sul, no período de 1º de fevereiro até hoje, 08 de março foram realizados 7.177 atendimentos, ou seja, uma média de 200 atendimentos por dia.

No final de semana do carnaval, de 1 a 5 de março, a média de atendimentos quase dobrou com 335 atendimentos diários, e no período registrou-se 1.676 atendimentos.

Este aumento se deve a presença de turistas que visitaram a cidade e a região, aumento do número de acidentes, pacientes com sintomas de alcoolismo e também em virtude das Unidades de Estratégias de Saúde da Família fechados no município e na Comarca em decorrência do decreto de feriados prolongados.

Dengue

Considerando estes dados e obedecendo os protocolos de atendimentos, 527 pacientes deram entrada na UPA com suspeitas de Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.

Nestes casos, segundo Nathalie Gimenes, diretora do Consagra, os procedimentos médicos seguem o protocolo clínico de Dengue e solicita exame laboratorial. “É tratado os sinais e sintomas verificados em cada paciente e estes são orientados que retornem à Unidade se houver agravamento do quadro. É orientado também para que os usuários procurem as Estratégias de Saúde da Família e evitem os períodos de superlotação da UPA em razão do nível de suspeitas da Dengue”, disse a diretora que também é Enfermeira de profissão.

Os médicos da Unidade de Pronto Atendimento também prestam diversas orientações aos pacientes quanto aos sinais de alerta para Dengue. Alguns casos estão sendo necessário a hospitalização.

Santa Casa.

Segundo o Hospital de Santa Fé do Sul alguns pacientes deram entrada para o tratamento da Doença, e no momento não nenhum caso grave que necessitasse de internação sob isolamento.