27/02/2020 09h47 - Atualizado em 27/02/2020 09h50

Vereadores não concordam com instalação de novos semáforos e pedem reestudo

Equipamento está pronto para entrar em funcionamento e impedirá conversão à esquerda na Avenida Conselheiro com Rua 14.

Os Vereadores Marcelo Favaleça (PSD) e José Rollemberg (MDB) assinaram um requerimento que foi aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira (26) onde questionam instalação de semáforos no cruzamento da Avenida Conselheiro Antônio Prado Navarro com a Rua 14. Para ambos a "escolha do local foi errada".

Marcelo Favaleça não se convenceu de que o local escolhido pelo Detran ou pelo Departamento de Trânsito do Municipal é o ideal para melhorias do trânsito na região central. “Mesmo depois de seu funcionamento normal, vou continuar batendo” e afirmando que ele foi instalado no local errado”, discursou Marcelo na sessão da câmara desta quarta-feira (26).

O novo semáforo vai impedir a conversão para a Rua 14 aos motoristas que estiverem trafegando pela Avenida no sentido Bairro São Francisco/Centro. “Não tem como aceitar essa nova proibição de conversão a esquerda à rua mais movimentada do centro comercial de Santa Fé do Sul. Se a decisão foi do Detran, eles erraram, se foi a Prefeitura que definiu essa proibição, também erraram e demonstraram que não conhecem o trânsito da cidade”, afirmou o vereador do PSD que no seu entendimento o melhor local para a instalação do novo semáforo seria no quarteirão anterior, no cruzamento da Rua 16.

O Vereador do MDB José Rollemberg assinou o requerimento em conjunto com Marcelo Favaleça, que questiona o local de instalação dos semáforos da Rua 14 com a Avenida Conselheiro Antônio Prado querendo uma reflexão sobre os problemas que poderão gerar e assim evitar transtornos do trânsito da cidade, e também pedem a copia do projeto e dos estudos que avalizaram a referida localização dos novos equipamentos de controle de trânsito.

Rollemberg, um dos autores do requerimento alegou em sua fala que participou de reunião com dirigentes da Associação Comercial que ficou demonstrada a preocupação dos novos semáforos que impedirá a conversão para a rua 14, para quem estiver transitando pela Avenida. “Acho que há tempo para corrigir este erro, será que o estudo foi assertivo ou correto? Estamos preocupados em razão do clamor dos empresários e comerciantes. Não permitir a conversão para a Rua 14, necessita de um melhor estudo, e se for possível, ainda dá tempo de mudar sua instalação”, pediu o vereador emedebista.

Teor do Requerimento

Foram realizados estudos técnicos e de viabilidade do trânsito para definir a melhor localidade de instalação destes dois (2) novos semáforos na Cidade de Santa Fé do Sul? Quem é o responsável por decidir o local que será instalado os referidos semáforos? Requer cópia do projeto e dos estudos técnicos que nortearam a escolha destas localidades para instalação dos sinaleiros.

2- A Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul tem ciência de que o Semáforo instalado no cruzamento da Avenida Conselheiro Antônio Prado e Rua 14, no qual não prevê esta conversão (cruzamento) citada poderá prejudicar os comércios localizados na Rua 14?