15/05/2018 05h43 - Atualizado em 15/05/2018 05h43

Votuporanga / Por 11 a 3, vereador de Votuporanga é cassado em sessão histórica

Hery Kattwinke atuou como advogado o que era vedado para o vereador que faz parte da mesa diretora.

O vereador Hery Kattwinkel foi cassado pela maioria dos colegas durante sessão realizada histórica realizada na noite desta segunda-feira dia 14. Por 11 votos a 3 ele também perdeu os direitos políticos.

A denúncia contra o ex-vereador foi protocolada no início do mês de fevereiro envolvendo seis partidos políticos, teoricamente ligados ao prefeito de Votuporanga João Dado.

Presidentes dos partidos PP, Solidariedade, PR, PSC, PV e PSD alegaram que Hery infrigiu normas da Lei Orgânica do Município de Votuporanga, do Regimento Interno e do Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal, quando atuou como advogado o que era vedado para o vereador que faz parte da mesa diretora.

Na Comissão de Ética da Câmara Municipal de Votuporanga apenas três vereadores votaram na apreciação da denuncia, emitindo parecer favorável a cassação que foi aprovado pelo placas de 2 a 1.

Para se defender o ex-vereador realizou recentemente discurso na Tribuna da Câmara Municipal, afirmando que “A Comissão votou pela cassação deste vereador, uma cassação que muito me indigna, mas acredito muito aos olhos da justiça o retorno a esta Casa de Leis, não é por menos, os dois votos pela cassação deste vereador são de membros do PV (Partido Verde), que tem vários cargos na Secretaria da Cidade”. Hery ainda acusou os vereadores do Partido Verde, afirmando que parentes dos Edis possuem contratos com a Prefeitura.

O ex-vereador deve ir a Justiça contra a decisão de também ter perdido os direitos políticos, alegando que não cometeu crime de responsabilidade e não teria causado prejuízos ao erário.

Votaram a favor da cassação:
Dr. Ali (PV)
Antonio Carlos Francisco (SD)
Daniel David (PV)
Missionária Edinalva (PRB)
Giba (SD)
Meidão (PSD)
Rodrigo Beleza (SD)
Marcelo Coienca (MDB)
Vilmar da Farmácia (PV)
Antonio Casali (PSD)
Wartão (PSB)

Contra a cassação:
Chandelly Protetor (PTC)
Osmair Ferrari (PP)
Silvão (PSDB)

O vereador Emerson Pereira absteve do voto.

(região noroeste/