01/06/2020 06h43 - Atualizado em 01/06/2020 06h43

Votuporanga é rígida contra Covid-19 e fecha o comércio

Uma tentativa de frear o aumento de casos que está sendo exponencial nas últimas semanas.

Na última quarta-feira, 27/05, o governador de São Paulo, João Doria anunciou como vai funcionar o Plano São Paulo, a partir desta segunda-feira, 01/06, para a reabertura gradual das atividades econômicas não essenciais em todo o estado, a chamada flexibilização econômica. O estado foi dividido em regiões, de acordo com os dados do avanço da Covid-19. (com fatos e destaques)

Dos 645 municípios paulistas, 583 estão nas fases laranja e amarela. São Paulo e boa parte dos municípios da região metropolitana estão na fase vermelha, que é a de maior cuidado e atenção, seja pelo número de pessoas contaminadas com o vírus, seja pela baixa quantidade de leitos de UTI para atender casos graves.

Para isso, o governo deu autonomia para que cada prefeitura decidisse quais atividades serão permitidas. Em Rio Preto, por exemplo, lojas e shoppings abrirão e funcionarão com horário reduzido. Em Araçatuba, a administração municipal optou por abrir comércios não essenciais, como academias e salões de beleza. Em Votuporanga, a prefeitura decidiu, em consenso com secretarias municipais, seguir estritamente critérios da ciência e preservação da saúde, fechando inclusive, alguns setores que já estavam abertos.

Sendo assim, a partir desta segunda, 01/06, só podem abrir comércios e serviços essenciais. As lojas que haviam flexibilizado e estavam atendendo com apenas meia porta aberta, já não poderão abrir nem para recebimento de carnês. As vendas deverão ser feitas de modo online, por delivery, ou drive trhu, para não haver aglomeração de pessoas.

A realização de eventos não será permitida, nem mesmo com poucas pessoas, porque isso provoca a aproximação de pessoas, um ambiente propício para disseminação do novo coronavírus. Os 17.300 idosos do município estarão sendo monitorados, caso precisem de ajuda na saúde e devem permanecer em suas casas, bem como o maior número de pessoas possível.

Saídas para a rua, apenas para atividades essenciais ou para quem vai trabalhar, mesmo assim, usando máscaras, que serão obrigatórias a partir de amanhã, inclusive nas ruas. É comum ver pessoas colocarem máscara só quando vão entrar num estabelecimento, mas a partir de agora o acessório será exigido.

Fiscais estarão nas ruas e quem não estiver usando máscara, poderá ser multado. O valor foi estabelecido em decreto estadual, que varia de R$ 276 a R$ 276 mil, dependendo das implicações no momento da autuação. Quem precisar esclarecer dúvida de saúde ou fazer denúncia de aglomeração de pessoas, foi disponibilizado um número de telefone gratuito: 0800-771-8070

Essas medidas rígidas foram tomadas porque Votuporanga possui apenas 10 leitos de UTI com respiradores para Covid-19. Destes, 7 estão ocupados. Isso significa que no momento o município atingiu 70% da sua capacidade de atendimento de pacientes em situação grave da doença. Além do mais, a Santa Casa atende, além de Votuporanga, outros 17 municípios da região, gerando uma situação de alerta. É uma tentativa de frear o aumento de casos que está sendo exponencial nas últimas semanas.

 

Casos de Covid em Votuporanga: 61 casos confirmados, 25 curados, 256 exames negativos para Covid, 19 casos descartados, 16 casos suspeitos em investigação, 5 óbitos e 275 pessoas com sintomas não gaves em monitoramento domiciliar.