04/03/2018 09h11 - Atualizado em 04/03/2018 09h17

"Centro Universitário" FUNEC Santa Fé do Sul- Realidade à vista

Quando completar 42 anos no próximo dia 20 de março, a Fundação de Educação e Cultura poderá receber seu maior presente ao longo da história.

(Por Ilson Colombo)

Prestes a completar 42 anos de fundação, a FUNEC Santa Fé do Sul pode ser presenteada até o dia 20 de março com o presente muito sonhado ao longo de sua existência: “Centro Universitário”.

Em recente reunião ordinária do Conselho Estadual de Educação, um parecer positivo já foi dado por uma Câmara de Conselheiros que já reconheceu que a instituição está apta para ser transformada em “Centro Universitário e agora só falta a aprovação de todo o Conselho para enfim ser anunciado oficialmente, e de sonho se tornar realidade o novo título da FUNEC.

Nas próximas reuniões ordinárias, o Conselho Estadual de Educação, órgão regulador do ensino no Estado de São Paulo deverá emitir parecer final ao Pleito de transformação da Fundação Educação e Cultura (FUNEC) de Santa Fé do Sul em Centro Universitário. A notícia está sendo aguardada com grande expectativa por todos e, o dia 20 de março de 2018 poderá ser uma data histórica para a FUNEC. As reuniões acontecem sempre as quartas-feiras.

 A Fundação de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul - FUNEC foi criada pela Lei Municipal nº 1.118, de 20 de março de 1976, inicialmente como uma entidade de direito privado. Posteriormente, pela Lei nº 1.146, de 03 de maio de 1977, passou a ser uma entidade de direito público, sem finalidade lucrativa, que tem por objetivo desenvolver a educação e a cultura em todos os seus graus e desde 2016 o projeto de transformação em Centro Universitário entrou na pauta do planejamento de evolução da FUNEC e sua concretização marcará uma nova fase na história da Fundação e da Estância Turística de Santa Fé do Sul.

A transformação em Centro Universitário, a FUNEC abrirá caminho para sua expansão pedagógica e a sonhada implantação do Curso de Medicina ficará mais próximos de ser realizado.

Como Centro Universitário a instituição santafesulense ganhará mais independência acadêmica e poderá criar suas políticas e diretrizes curriculares, além de poder ofertar novos serviços e produtos inerentes a uma instituição de ensino superior.

O Centro Universitário é uma categoria de instituições de ensino superior no Brasil. São centros universitários as instituições de ensino superior pluricurriculares, abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento, que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar, nos termos das normas estabelecidas por instâncias superiores, para o seu credenciamento.

Os centros universitários devem ter condições econômicas, financeiras e estruturais de manutenção de atividades de ensino de graduação com nível de razoabilidade profissional e técnica, de integração institucional com empresas públicas e privadas, conselhos, sindicatos e outras entidades organizadas em função de mercados de trabalho e de promoção do exercício profissional, bem como de programas de acompanhamento e de promoção de educação continuada para egressos e para atendimento a demandas sociais de formação, especialização, adaptação e atualização profissional.

Deve ter uma oferta regular de cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de conhecimento, com estruturação pluridisciplinar, integrada através de mecanismos apropriados de gestão acadêmica concebidos e mantidos em estreita articulação com entidades organizadas em torno de empregos, carreiras e profissões técnicas ou intelectuais, bem como de representação e associação de profissionais liberais autônomos. Deve possuir corpo docente com pelo menos um terço de professores com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado e pelo menos um quinto de professores em regime de tempo integral.

As responsabilidades também aumentam e, a FUNEC terá que ter um programa de avaliação permanente e na qualidade dos cursos ofertados, além de ampliar o campo para a pesquisa e programas de extensão, avançando em outas fronteiras do saber e da formação de profissionais para o mercado de trabalho.

A comemoração do Centro Universitário será uma conquista marcante e dividida por muitos gestores e profissionais e é preciso dar crédito a todos que, desde a criação da FUNEC, acreditaram que um dia ela se tornaria uma grande instituição e que contribuiria não só com o desenvolvimento de Santa Fé do Sul em especial a região noroeste de São Paulo que faz divisão com os estados de Matogrosso, Matogrosso do Sul, Minas Gerais e Goiás”.

Atualmente a FUNEC possui 21 Cursos de Graduação, 10 de Pós-Graduação e 4 Cursos Técnicos com mais de 3 mil alunos de várias regiões do Brasil frequentando aulas nos três períodos: manhã, tarde e noite distribuídos em três câmpus universitários, além de dispor de prestação de serviços gratuitos em diversas clínica e programas de estágios curriculares.

São mais de 400 colaboradores, entre administração, professores, coordenadores e equipe de apoio.

No ano passado (2017) foi divulgado que a Fundação Municipal de Educação e Cultura (Funec), ficou entre as 15 melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de São Paulo, de acordo com ranking divulgado pelo Guia do Estudante, da editora Abril. A Funec alcançou a 14ª colocação na 26ª edição, de 2016, que avaliou mais de 13 mil cursos de graduação.

Saiba a diferença de Centro Universitário – Universidade e Faculdade

Centro universitário

Os centros universitários, assim como as universidades, têm graduações em vários campos do saber e autonomia para criar cursos no ensino superior.

Em geral, são menores do que as universidades e têm menor exigência de programas de pós-graduação. No entanto, há algumas regras que eles precisam cumprir:

  •         Ter, no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado.
  •         Ter, pelo menos, um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral (observe que o percentual é menor do que o exigido nas universidades).

Universidade

As universidades devem oferecer, obrigatoriamente, atividades de ensino, de pesquisa e de extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em várias áreas do saber. Elas têm autonomia e podem criar cursos sem pedir permissão ao MEC.

As federais são criadas somente por lei, com aprovação do Congresso Nacional. As particulares podem surgir a partir de outras instituições como centros universitários.

Os requisitos mínimos são os seguintes:

Um terço do corpo docente, pelo menos, deve ter título de mestrado ou doutorado. Quanto maior a titulação dos professores, mais tempo de pesquisa e mais experiência para transmitirem aos estudantes.

Um terço do professorado deve ter contrato em regime de tempo integral - esses são os profissionais que costumam oferecer maior dedicação à instituição. Quando um docente é contratado para poucas aulas, normalmente, tem menos tempo para atender os universitários e para desenvolver projetos de pesquisa e extensão.

Desenvolver, pelo menos, quatro programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) com boa qualidade - um deles deve ser de doutorado.

Faculdade

As faculdades são instituições de ensino superior que atuam em um número pequeno de áreas do saber. Muitas vezes, são especializadas e oferecem apenas cursos na área de saúde ou de economia e administração, por exemplo.

Outra diferença para os centros universitários e universidades é a seguinte: quando uma faculdade pretende lançar um curso, ela tem de pedir autorização do Ministério da Educação - ou seja, não tem autonomia para criar programas de ensino. Contudo, as faculdades devem cumprir uma exigência:
O corpo docente tem de ter, no mínimo, pós-graduação lato sensu - normalmente menores do que os mestrados e doutorados.