26/12/2014 09h38 - Atualizado em 26/12/2014 09h39

"Desafio é vencer a burocracia e destravar portos", diz novo ministro dos Portos

Edinho Araújo tem a missão de tornar o setor mais competitivo

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (24.12), em Rio Preto, o deputado federal reeleito e futuro ministro da Secretaria Especial dos Portos Edinho Araújo disse que o desafio ao assumir a pasta é “vencer a burocracia e destravar os portos brasileiros, que são vitais para o bom funcionamento da economia brasileira”.

“Trata-se de um ministério estratégico. Quanto mais eficientes e competitivos formos nessa área, menor será o custo Brasil. Confio que o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, investirá forte neste setor vital para impulsionar a atividade produtiva e facilitar as exportações”, disse o futuro ministro.

Outro ponto a destacar é a necessidade de diminuir o custo das operações, e modernizar os mais de 30 portos públicos e trabalhar em sintonia com os mais de 100 portos privados brasileiros.

“O convite muito me honrou. Vou trabalhar como sempre trabalhei, com toda a transparência e ouvindo os quatros técnicos do Ministério”, afirmou.

Já no dia 30 próximo, Edinho terá encontro com o atual ministro da pasta, Cesar Borges, para discutir a transição. “Quero inteirar-me de todos os projetos em andamento, cronogramas, planejamento futuro, enfim, tudo o que diz respeito à pasta”, disse.