08/05/2021 15h41 - Atualizado em 08/05/2021 15h41

"Dia do Turismo" - 2021 - A Estância Turística de Santa Fé do Sul completa 18 anos

Transformação aconteceu em 3 de abril de 2003

A Estância Turística de Santa Fé do Sul, completou no dia 3 de abril, a transformação do Município em Estância Turística. A transformação foi promulgada pelo então governador Geraldo Alckmin no dia 3 de abril de 2003, durante o mandato do Prefeito Itamar Borges (MDB).

A cidade que irá completar 73 anos de fundação em 24 de junho de 2021 está na Região dos Grandes Lagos, e é um dos 70 municípios com essa classificação em São Paulo. Tal status garante uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquiriu o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

A Estância Turística de Santa Fé do Sul, conta com urbanização planejada, ruas largas, praças temáticas e monumentos que contam sua história, o clima quente, com sol na maior parte do ano, proporciona qualidade de vida e sossego no interior.

A Estância Turística, situada no extremo noroeste paulista, a 635 km da capital, conhecida como a Região dos Grande Lagos que é formada pelas usinas de Ilha Solteira, Jupiá e Água Vermelha e é constituída pelos rios Paraná, Paranaíba, Grande, São José e Tietê.

A Ponte Rodoferroviária e a Hidrovia do Tietê-Paraná fazem de Santa Fé do Sul um importante polo logístico para a produção industrial, pecuária, fruticultura, turismo, armazenamento, transporte e distribuição, interligando os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Conta ainda com calendário de eventos, destacando-se o Sonho de Natal, que encanta a todos no final e início de ano. O Sonho de Natal é um Projeto Socioambiental, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Secretaria de Educação, Comércio local e estimula à retirada de garrafas pet da natureza.

Na área educacional, a cidade conta com o Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec, mantidas pela Fundação Municipal de Ensino e Cultura (Funec), que oferecem muitos cursos e também a Universidade Aberta à Terceira Idade – Unati e ensino Infantil, Fundamental e Médio de excelência.

A Estância Turística de Santa Fé do Sul tem sua economia voltada para o Agro - Turismo – conhecida como a Capital do Estado de São Paulo na produção de Tilápia em tanque rede, com a cadeia completa da aquicultura, desde a produção de alevinos, criação, engorda e industrialização, e a produção de rações. Na área industrial se destacam também a Industria de fabricação de capotas marítimas (Flash Cover) e na fabricação de produtos na alta costura com produtos pós-cirúrgicos (Yoga)

A cidade possui Hotéis, Pousadas, Ranchos, Casas de Veraneio e Turismo Rural, além de um Comércio e Prestação de Serviços que atendem às necessidades dos turistas.

Alguns Atrativos Turísticos -

Museus (inclusive a céu aberto)

Museu da Imagem e do Som 

Monumentos

Pesca Esportiva do Tucunaré - Guias Turísticos

Aquário Municipal

Sonho de Natal

Encontro e Exposição de Carros Antigos

Réveillon na Praça

Ficcap – Rodeio e Shows

Festa do Bom Odori (Nipo Santa-fé-sulense)

Violas e Ponteios

Parque Eco turístico das Águas Claras

Passeios Náuticos – B&G Turismo

Café na Roça – B&G Turismo

Bar Na-Vegas – B&G Turismo

Garagens para Barcos de médio e grande porte

Ranchos, Hotéis e Pousadas

Mata dos Macacos

Festa Junina Universitária

Festa da Mandioca (Madre Paulina)

Festa da gastronomia "Books & Foods"

Etc...