06/12/2021 15h23 - Atualizado em 06/12/2021 15h36

"Força Tarefa" do CREA-SP fará 200 ações de fiscalização em Santa Fé do Sul

Operação teve início nesta segunda-feira (6).

Daniel Montanhole Robles que é assessor da presidência do CREA-SP, participou da solenidade de abertura da "Força Tarefa" de Fiscalização 2021 do CREA - SP, na manhã desta segunda-feira (6), em Santa Fé do Sul, e disse que o objetivo é a fiscalização do exercício profissional, garantir que as atividades técnicas regulamentadas da engenharia da agronomia e da geociências estejam sendo realizadas por profissionais devidamente registrados dentro de suas qualificações, para que sejam executadas.

Quase 200 pontos devem ser fiscalizados pela “Força Tarefa” em Santa Fé do Sul que recebeu reforços de inspetores para alcançar todos os locais. No Estado de São Paulo já foram realizadas mais de 240 mil ações de fiscalizações, somente em 2021, superando 2019 onde foram executadas 175 mil.

A fiscalização na região durará uma semana pelo menos e continua em outras regiões do estado. O CREA possui atualmente 180 sedes no interior paulista.

“A “Força Tarefa” decorre de um planejamento de uma microrregião, como a de Santa Fé do Sul, que após analise das atividades técnicas mais executadas, o CREA concentra os seus agentes fiscais para fazer uma varredura e garantir que todas as obras estejam sendo executadas por profissionais qualificados e garantir que elas sejam seguras e protegendo a sociedade", o completou Daniel.

O site informamais também falou com o Engenheiro Osmar Rodrigues Junior, que é o Gerente Regional do CREA SP - Rio Preto e reiterou que a fiscalização ocorrerá nas cidades jurisdicionada a regional do CREA-SP de Santa Fé do Sul e o foco da fiscalização será em empresas que estão desenvolvendo atividade técnica sem um profissional responsável, haverá fiscalização nos postos de combustíveis, hotéis, possíveis loteamentos clandestinos e obras de médio e grande porte que por ventura estejam sendo executadas sem um profissional responsável.

Ao todo, seis fiscais estarão em campo e um fiscal ficará na sede em São José do Rio Preto, oferecendo apoio logístico para deflagrar a operação de fiscalização.

Participaram da solenidade o Engenheiro José André Nascimento, Inspetor do CREA da Região de Santa Fé do Sul, Ronaldo Lima – Presidente da Câmara Municipal e o Vereador Renato Ferraz, além de representantes da Associação dos Engenheiros da Região de Santa Fé, Marcelo Suzuki  diretor financeiro adjunto da diretoria estadual, e os fiscais do CREA envolvidos na operação.

Durante a solenidade, José André do Nascimento anunciou que o Prefeito Evandro Mura já iniciou os trâmites para doação de uma área pública para instalação da sede da Associação dos Engenheiros da Região de Santa Fé do Sul.