28/05/2020 06h04 - Atualizado em 28/05/2020 06h04

"Saúde na Estrada" é realizado no Posto Paulistão com apoio do Unifunec

Cerca de 250 motoristas e caminhoneiros foram atendidos no Programa da Rede de Postos de Combustíveis.

Em tempos de pandemia, cuidar da saúde do trabalhador é essencial para que os serviços sejam mantidos. Na segunda-feira e terça-feira (25 e 26), os alunos do Curso de Enfermagem do Unifunec da Estância Turística de Santa Fé do Sul  participaram do Projeto Saúde na Estrada, um Programa desenvolvido pelo Posto Paulistão - Rede Ipiranga e contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. No local, os motoristas aferiram a pressão arterial, fizeram teste de glicemia capilar e tomaram vacina contra a gripe, além de receber orientações de prevenção à Covid-19.

Walter Zafalon, diretor da rede de Postos Paulistão agradeceu as parcerias realizadas com a Unifunec e a Prefeitura e enalteceu a importância do “Saúde na Estrada” que objetiva orientar motoristas e caminhoneiros nos cuidados com a saúde e neste ano em especial, prevenir contra o Covid 19 e também vacinou contra a gripe H1N1.

A Coordenadora do Curso de Enfermagem do Unifunec, Elena Carla Batista Mendes, ressaltou que ações de campo são fundamentais para a formação dos alunos. "Nestas ações nossos alunos vivenciam a importância do cuidado e da prevenção na saúde do trabalhador", disse a coordenadora.

Foram atendidos aproximadamente 250 motoristas durante dos dois dias do Projeto Saúde na Estrada. Marcos César dos Santos, de 49 anos, é morador de Curitiba-PR, disse é caminhoneiro há 20 anos e não tem tempo de ir na unidade de saúde de sua cidade. "Aproveitei essa oportunidade para cuidar da minha saúde e tomar a vacina contra a gripe. Um excelente trabalho", disse Marcos. (com Heidi Silveira)

Para o reitor do Unifunec, Dr. Guilherme Yamanari, o Projeto auxilia nos conhecimentos práticos do aluno, além de despertar a prevenção à saúde e o atendimento humanizado.

As vacinas foram cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Sob a supervisão da coordenadora Elena Carla, 15 alunos participaram do evento.