24/11/2020 10h52 - Atualizado em 24/11/2020 10h59

"Serei um vereador para continuar ajudando a população e levar novas ideias para o executivo".

Marcelo Favaleça é reeleito com 1.313 votos para o segundo mandato de vereador em Santa Fé do Sul.

O Vereador Marcelo Favaleça foi reeleito com 1.313 votos pelo PSD para ocupar o segundo mandato no Poder Legislativo da Estância Turística de Santa Fé do Sul. Ele foi o mais votado na eleição de 15 de novembro.

O filho do ex-prefeito Toninho Favaleça considerou que sua reeleição foi o reconhecimento de sua atuação no atual primeiro mandato, que ampliou o apoio e simpatizantes de sua atuação política e evitou falar em candidatura à Prefeito em 2024 e que vai focar no trabalho de Vereador, desejou que o Prefeito eleito Mura e seu Vice Benitez, façam uma administração a contento dos anseios da população e adiantou que a presidência do legislativo em 2021 ficará entre os eleitos da base “oposicionista”.

Marcelo Favaleça agradeceu a sua reeleição para mais um mandato. “Agradeço a Deus, pelo reconhecimento das urnas e a vontade da população. Foi uma eleição diferente de 2016 quando disputei pela primeira vez e consegui me eleger com 1.190. Agradeço a minha família, ao meu pai, minha mãe e irmão e a todos os amigos que acreditaram na minha campanha e reconheceram meu trabalho neste primeiro mandado que vai terminar no dia 31 de dezembro. Nessa campanha recebi novos apoios e novos amigos integraram a minha campanha e quero agradecer imensamente estes apoios.”

Em relação aos demais eleitos, Marcelo Favaleça reconheceu que a Câmara terá uma nova formação com pessoas comprometidas com a cidade, e que poderão contribuir com o desenvolvimento de Santa Fé do Sul.

Além de Favaleça, também foram reeleitos José Rollemberg (MDB), Ronaldo Lima (DEM), Renato Ferraz (PSDB) e Leandro Magoga (PSD). Também foram eleitos para o primeiro mandato Murilo Basi (PSL), Paula Topan (PP), Therezinha do Gavas (PSL) e Vaguinho Lopes (MDB).

Para obter a vitória nas urnas para mais uma mandato de vereador Marcelo disse que o trabalho desenvolvido durante este período de vereança foi honesto e transparente, procurando atuar da melhor forma possível de interesse da população, votando projetos importantes do executivo, de diversas indicações atendidas que foram pedidos populares, vários requerimentos para esclarecimento sobre o encaminhamento da ações  executivas e principalmente minha atuação na área social, onde pude atender muitas famílias e também viabilizou cerca de R$700 mil em emendas para a saúde do município. “Esse trabalho foi muito bom, apesar de não conseguir tudo que almejei, mas muito foi conquistado”.

Para o futuro, Marcelo disse que a experiência obtida neste mandato, e com o conhecimento obtido com o Pai Toninho Favaleça, hoje está mais preparado para seguir legislando graças também ao período que foi Presidente da Câmara (2017/2018), e aprendeu gostar ainda mais de política e pretende fazer mais pela cidade nos próximos anos.

Em relação a condição de vereador de oposição ou situação, Marcelo disse que não mudará em nada o seu trabalho, pois sua vontade será de fazer o melhor para Santa Fé do Sul. “O Prefeito Mura está prefeito e nós estamos vereador e ele terá o apoio de toda a Câmara nos projetos de interesse público. Quero ser um vereador para continuar ajudando a população e levar novas ideias para o executivo”.

Em relação ao futuro político, Marcelo Favaleça não declarou pretensão de disputar a eleição para Prefeito em 2024, que vai focar na função legislativa, mas seu nome sempre estará à disposição do Grupo, e que vai esperar o desempenho dos novos administradores que assumirão em 2021. Marcelo mencionou também que o Grupo Político, que tem como maior referência o ex-prefeito Toninho Favaleça, deverá fazer uma reestruturação reaproximando alguns integrantes e que no momento certo e com maturidade vai avaliar as possibilidades para disputar o pleito de 2024.

Durante a campanha eleitoral, Marcelo Favaleça do PSD disse que ouviu como principal reivindicação dos eleitores foi a geração de emprego e mais moradias e que pretende atuar buscando alternativas para a construção de mais um conjunto habitação e atrair novas empresas para a cidade.

Presidência da Câmara – 2021/2022

Na entrevista exclusiva ao Informamais, Marcelo Favaleça afirmou que o próximo presidente da Câmara será de um dos integrantes da base “oposicionista”; Leandro Magoga, Paula Topan, Ronaldo Lima, Renato Ferraz e ele próprio. “´Nos escolheremos o presidente da Câmara no primeiro biênio, mas o nome ainda não foi escolhido”.

Ao encerrar a entrevista Marcelo agradeceu a sua eleição e “pediu a Deus que abençoe a administração do Mura e do Benitez e também os nove vereadores eleitos para que todos tenham sabedoria e paciência para que todos ajudem Santa Fé do Sul no seu crescimento”.