07/06/2022 16h56 - Atualizado em 08/06/2022 23h03

Árbitra Fifa Daiane Caroline Muniz dos Santos é escalada para Mundial Feminino na Costa Rica

Formada pelo Centro Universitário Unifunec, Daiane morou em Santa Fé entre 1.993 e 2009

A partir do dia 10 a 28 de agosto de 2022 na Costa Rica, o Brasil e Santa Fé do Sul terão uma representante na Copa do Mundo Feminina Sub-20 FIFA 2022, competição juvenil feminina em que o VAR será utilizado, e Daiane Caroline Muniz dos Santos foi selecionada pela FIFA para atuar no torneio, e terá apenas mulheres responsáveis pela tecnologia do árbitro de vídeo.

Daiane, hoje com 34 anos, nasceu em São Paulo em 25 de maio de 1988 e veio com os pais para Santa Fé do Sul em 1.993, onde permaneceu até 2009 morando na Vila Moreira, com os Pais Lourival dos Santos - Trabalhador Rural e Conceição Muniz – Artesã do Espaço do Artesão e com a irmã Luana Muniz, Designer Gráfico.

Em Santa Fé do Sul, Daiane estudou nas Escolas do Município; Benedicto de Lima e Tereza Siqueira Mendes e na EE Professor Itael de Matos.

Durante o período que morou em Santa Fé do Sul, Daiane trabalhou na Casa Matos, que funcionou na Rua 7. Quando concluiu o Curso de Educação Física no Centro Universitário Unifunec, em 2009, ela se mudou para a cidade de Três Lagoas (MS) e hoje mora na Capital Paulista.

Segundo sua mãe, a Dona Conceição, ela gostava muito de esportes e então ia para o Ginásio treinar quase todos os dias, preferencialmente futsal e vôlei e de acordo com a sua genitora, Daiane disputou campeonatos pelas escolas que estudou e conquistou muitas medalhas.

Daiane formada em educação Física pelo Centro Universitário Unifunec de Santa Fé do Sul em 2009, começou a atuar na arbitragem aos 21 anos e em 2014 aos 26, passou a integrar o quadro da CBF, sempre com muita competência e segurança recebendo elogios por parte da FFMS – Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul, por suas ótimas performances em jogos oficiais.

Em 2016, a árbitra assistente FIFA trabalhou em jogos de todas as divisões do campeonato nacional. Foram oito partidas na Série B, uma na C e outras duas na D.

Daiane Caroline Muniz dos Santos foi escalada pela Conmebol para os jogos Panamericanos, no Peru, em 2019. 

A Árbitra está filiada na Federação Paulista de Futebol (FPF), e Daiane entrou para o quadro da FIFA em 2020. A profissional de 34 anos comandou a final do Brasileirão Feminino Neoenergia 2021, entre Corinthians x Palmeiras, na Neo Química Arena, em São Paulo (SP). Na atual temporada, já participou de onze jogos como VAR do Brasileirão Assaí 2022.

No total, 13 árbitras, 27 assistentes e 14 membros da equipe do VAR foram designadas para a competição na Costa Rica. De acordo com a Diretora do Departamento de Arbitragem Feminina da FIFA, Kari Seitz, o torneio é importante para possíveis candidatas serem selecionadas para atuarem na Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália e Nova Zelândia 2023.

“Estamos satisfeitos por podermos escrever um novo capítulo na história do futebol feminino. A Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA não será apenas o primeiro Campeonato Feminino Juvenil da FIFA a usar a tecnologia VAR, mas também será a primeira competição em que todos os membros da equipe de arbitragem de vídeo serão mulheres. Este campeonato será uma oportunidade magnífica para mostrar as qualidades da arbitragem de vídeo, e também como forma para continuar o desenvolvimento da nossa arbitragem de vídeo feminina dentro do projeto ‘Rumo a Austrália e Nova Zelândia 2023′”, disse a diretora do Departamento de Arbitragem Feminino da FIFA, Kari Seitz.

A Copa do Mundo Feminina Sub-20 FIFA Costa Rica 2022 acontecerá nas cidades de Alajuela e San José. A competição começará no dia 10 de agosto e o término está marcado para o dia 28, quando será disputada a grande final da competição, no Estádio Nacional da Costa Rica, em San José. (Com Informações da CBF.)