A 14ª Reunião Extraordinária da Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal Rio Grande e Paraná (CONGRAPAR) foi realizada no Bairro Santa Júlia, com a presença de 19 prefeitos das 24 cidades que integram o consórcio.
O encontro contou com discussões estratégicas para o futuro da entidade e seus municípios associados.
Representando o prefeito de Santa Fé do Sul, Evandro Mura, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ortencia Viera Ramos Sobrinho, esteve presente, reforçando o compromisso do município com o consórcio.
Os Vereadores de Santa Fé do Sul Ronaldo Lima, Samuka da Limpeza e Maicon da Santa Casa estiveram na reunião do Consórcio.
Dentre as principais pautas da reunião, destacou-se a indicação de Bim Belão como novo diretor executivo do CONGRAPAR, além da criação do Conselho Fiscal, composto pelos prefeitos Alex Olivo (Rubinéia), Júlio Miliati (Santa Salete) e João Cézar (Populina)
A diretoria atual é composta por Osmar Sampaio (Santa Rita d'Oeste) coordenador , Vice Presidente Paulo Mioto (Vitória Brasil).
Outras deliberações importantes incluíram a abertura de atas de compras para registro de preços, a isenção de juros e multas dos consorciados e a oficialização da nova sede do consórcio, que será na Rua 7, em Santa Fé do Sul.
Usina de Lixo e Investimentos de R$ 100 Milhões
Durante o encontro, o presidente do CONGRAPAR, Zé Basílio, ressaltou a principal meta do consórcio para os próximos anos: a implantação de uma Usina de Lixo em um dos municípios consorciados. O investimento previsto para o projeto é de aproximadamente R$ 100 milhões, trazendo uma solução sustentável para a destinação de resíduos sólidos na região.
Além da Usina de Lixo, o consórcio também irá viabilizar a aquisição de produtos e serviços essenciais para os municípios, como medicamentos para Santas Casas e UPAs, contratos para recapeamento asfáltico e uniformes escolares.
O CONGRAPAR, fundado em maio de 2021, segue fortalecendo sua atuação em prol do desenvolvimento regional, buscando soluções conjuntas para melhorar a qualidade de vida da população dos municípios consorciados.