A decisão do deputado federal reeleito Fausto Pinato em apoiar Marcio França do (PSB) para o governo de São Paulo no segundo repercutiu na região noroeste paulista nesta semana. O PP – Partido Progressista de Fausto Pinato havia divulgado no início do segundo turno que o partido apoiaria o candidato do PSDB João Doria.
O presidente Estadual do Partido Guilher Mussi afirma que as manifestações dos filiados contrários as decisões do diretorio sofrerão sansões previstas no estatuto do partido.
Em razão da repercussão da decisão do deputado federal Fausto Pinato, sua assessoria emitiu uma nota de esclarecimento nesta quinta-feira (25). Na nota Pinato se respalda na Direção Nacional do Progressistas que liberou os seus filiados, com ou sem mandato eletivo, para tomarem a decisão que julgarem compatível com o perfil de cada um.
Na noite desta quarta feira, Pinato realizou um encontro em prol das campanhas de Bolsonaro e Márcio França na cidade de Fernandópolis. Cerca de 600 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e políticos, participaram do evento.
No primeiro turno das eleições 2018 o deputado federal Fausto Pinato, foi reeleito e passou a ser o maior líder da região noroeste. O resultado das urnas mostrou que sua atuação nas mediações entre prefeitos e governo federal foi um dos pontos fortes para que muitas cidades tivessem acesso a recursos jamais conseguidos e retribuíssem o apoio ao parlamentar.
No eixo da rodovia Euclides da Cunha Rio Preto a Rubinéia, e na rota da rodovia Marechal Rondon, de Bauru a Castilho, Pinato conseguiu um feito histórico no Estado de São Paulo, sendo o único a quintuplicar seu eleitorado em relação a eleições de 2014. Pinato saiu 22.097 para 118.684 votos em 594 cidades de São Paulo, ficando entre os deputados mais votados.
Nota Oficial
O Deputado Federal reeleito Fausto Pinato reafirma sua opção política de apoiar a candidatura do Governador Márcio França à reeleição, ao tempo em que confirma que a Direção Nacional do Progressistas liberou os seus filiados, com ou sem mandato eletivo, para tomarem a decisão que julgarem compatível com o perfil de cada um.
O Presidente do Diretório Nacional, Senador Ciro Nogueira, garantiu ao Deputado Fausto Pinato o exercício dessa liberdade e assegurou que não há a hipótese de punição a quem quer que seja.
O Deputado Pinato respeita a escolha de companheiros diferente da sua, mas exige respeito recíproco.
Por fim, o Deputado Pinato afirma que Deus o poupou do sentimento do medo e que não existe democracia sem liberdade.