O Balanço Financeiro referente ao mês de janeiro/2020 demonstrou que a Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul obteve superávit de R$225.936,00 na comparação entre receitas e despesas durante os primeiros 31 dias do ano.
O resultado positivo no início do ano é atribuído aos repasses de subvenções dos municípios de Santa Fé do Sul (R$180 mil) e de Santa Rita d’Oeste (R$10,2 mil) além do depósito de um valor relativo ao complemento do SUS, ainda de 2.018 no valor de R$82,6 mil, que foram creditados no final do mês passado.
As principais receitas da Santa Casa estiveram relacionadas aos repasses do Governo Federal SUS R$ 337.305,81, Leitos Prolongados R$118.929,13, Complemento 2018 R 82.602,00, Convênios de particulares somaram R$222.964,00, Consagra R$ 149.455,00 e atendimentos particulares R$$121.956,35
Chama a atenção os poucos valores repassados pelo Governo do Estado de São Paulo: R$ 32.347 através dos convênios denominados “Santa Casa Sustentável” de R$13.447,50 e “Pró Santa Casa” de R$18.900,00.
Mas mesmo assim, o Hospital lançou como despesas não pagas no primeiro mês do ano no valor de R$62.247,76, neste montante consta ausência de pagamento da produtividade médica relacionada ao SUS e Convênios no valor de R$31.823. Até o final de 2019, a dívida com os médicos (produtividade) alcançava cerca de R$800 mil.
Entres as receitas aparece o crédito de uma emenda no valor de R$200 mil do Deputado Paulo Freira, que provavelmente foi destinado a amortizar a divida com médicos, haja visto acordo firmado entre o hospital, o poder público e os médicos da Santa Casa.
No mês de janeiro a direção do hospital contabilizou gastos com funcionários no valor de aproximadamente R$546.063 destinados principalmente à Folha de pagamento (R$324.333,11), FGTS, Ações Trabalhistas, Cestas Básicas, INSS, Férias de janeiro e fevereiro e foi realizado o pagamento da produtividade médica no valor de R$325.012,63.
Arrecadação em janeiro de 2020 foi de R$1.579.026,35
SUS – Faturamento R$ 337.305,81
Leitos Prolongados R$ 118.929,13
SUS - Complemento 2018 R 82.602,00
Convênios: R$222.964
Governo estadual R$ 32.347: Santa Casa Sustentável R$13.447,50 Pró Santa Casa R$18.900,00
Campanhas permanentes: R$15.630,00
Empresa Amiga - R$ 1.600,00 e Gota Que Salva Vidas SAAE - R$14.030,37
Consórcio Intermunicipal de Saúde – Consagra total de R$ 149.455,00
Clínicas R$57.519,42
Hemocentro R$ 12.000,00
Lavanderia (UPA) R$2.548,88
UTI Móvel R$ 77.388,03
Emenda deputado Paulo Freire R$200.000,00
Subvenções de dois municípios: R$190.200,00
Prefeitura Santa Fé do Sul R$ 180.000,00
Prefeitura Santa Rita D'Oeste R$10.200,00
Outras receitas: R$140.145
Anuidade Irmãos R$900,00
Captação de Córneas R$3.829,52
Doações voluntárias R$1.400,00
Caixa Particular R$121.956,35
Lanchonete R$11.848,35
Materiais Recicláveis R$80,00
Xérox Recepção R$132,00
Despesas do Hospital no mês de janeiro: R$1.353.090,26
Despesas com funcionários: R$546.063 incluindo:
Cestas Básicas R$17.103,84
Convênio HB Saúde R$3.406,16
Férias (janeiro) R$51.264,56
Férias (fevereiro) R$39.809,19
FGTS Atrasados - Funcionários R$9.929,50
FGTS s/ folha R$47.384,24
Folha de Pagamento R$324.333,11
INSS s/ folha R$ 35.783,80
IRRF - Funcionários R$8.593,70
Menores Aprendizes - CRA R$3.268,58
Trabalhista R$7.272,11
Outras despesas principais:
Materiais de Consumo Hospitalar R$ 33.524,58
Medicamentos R$68.959,00
Gêneros Alimentícios R$14.901,11
Energia - Santa Casa R$20.062,50
Ambulatório Médico R$ 41.393,74
Plantões Médicos R$ 325.012,63
prestadores de Serviços Terceirizados R$23.530,00
UTI Móvel Help Med R$ 77.388,03
Produção Convênios/ SUS R$20.811,44
Parc. - Caixa Econômica - (Parcela 13/84) R$83.552,29
Acordo Fornecedores R$7.068,69
O total das despesas não pagas em janeiro foi de R$62.247,76, e foram referentes à Fornecedores R$12.861,90
Aluguel CRA R1.643,20
Endoscopia R$2.500,00
Federação das Santas Casas (Fehosp) R$648,23
Produção médicos (convênios) R$11.129,84
Produção médicos (sus) R$20.694,59
Radiologia Yousef R$11.000,00
Remoções R$1.770,00
O hospital divulgou a relação entre receitas x despesas x despesas não pagas: Total geral R$ 163.688,33 (saldo positivo).