07/02/2024 17h52 - Atualizado em 08/02/2024 17h19

Em Santa Fé do Sul-SP Ministro da Pesca anuncia suspensão da importação de tilápia do Vietnã

André de Paula visitou o Grupo Ambar Amaral, Global Peixes e também foi recepcionado pelo Prefeito Evandro Mura e Associação Peixe SP

Durante sua visita na cidade de Santa Fé do Sul, que começou as 15h00m em Santa Fé do Sul, recepcionado pela Diretoria do Grupo Ambar Amaral, Associação Peixe SP e o Prefeito Evandro Mura, o Ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula anunciou a suspensão das importações da tilápia do Vietnã.

Durante reunião extraordinária da Câmara Setorial do Pescado, no final de janeiro, André de Paula, atendeu a uma solicitação do setor, que interviu ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

“Hoje estamos celebrando uma ação muito importante, pois havia uma grande apreensão do setor da tilapicultura, que é a importação da tilápia do Vietnã e nesta manhã o Carlos Fávaro anunciou a suspensão oficialmente na cidade de Cascavel-PR e a portaria ministerial deve estar publicada no DO da União nesta quinta-feira (8). Isso não é apenas uma grande vitória do setor, mas traz uma tranquilidade para os produtores de tilápia que nos últimos anos avançou muito, onde é produzido um peixe (tilápia) de alta qualidade e não podemos correr nenhum tipo de risco sanitário que implicaria em um grande prejuízo econômico, seria um grande retrocesso e isso não podemos aceitar”, disse André de Paulo ao site informamais e Radio Santa Fé.

Essa pauta movimentou todo o setor do agro nesse início de ano, gerando dor de cabeça ao governo federal, que liberou empresas a realizarem a primeira compra, que foi de 25 toneladas ao custo de $ 118.100. (oestenoticias)

Tributação

André de Paula também disse ao informamais que no final de 2023, durante a reforma tributária aprovou-se uma isonomia tributária na produção de rações colocando a ração para a piscicultura no mesmo patamar das rações bovinas, aves e suínos, ou seja, isenta de Pis e Cofins. A ração é um dos insumos que impacta a produção de peixes e a isonomia neste quesito foi um grane avanço conquistado na reforma tributária do governo federal. “Se beneficia quem produz irá beneficiar quem consome, pois ao longo do tempo o produto final deverá ser barateado”, disse o Ministro.

 

O Prefeito de Santa Fé do Sul Evandro Mura recepcionou o Ministro André de Paulo e destacou que a visita demonstra mais uma vez oi potencia que Santa Fé e Região tem na produção de tilápia, pois temos a cadeia completa desde a produção de alevinos, engorda, industrializa e na produção de rações, colocando a cidade e a região em destaque nacional e internacional como é o caso do Grupo Ambar Amaral que emprega cerca 800 trabalhadores. “Foi uma satisfação receber o Ministro André de Paula em nossa cidade ao lado dos empresários Ramon Amaral (Ambar Amaral), Emerson Esteves (Global Peixes) e da Associação Peixe SP, Marilza Fernandes”.

O Diretor do Grupo Ambar Amaral, Ramon Amaral agradeceu o Ministro da Pesca pela suspensão das importações da tilápia do Vietnã que vai de encontro dos interesses dos produtores brasileiros. Ramon ainda enfatizou que o Grupo Ambar Amaral é uma cadeia de produção verticalizada, e essa medida anunciada aqui em Santa Fé do Sul foi muito importante para que o setor privado possa continuar investindo e acreditando na tilapicultura nacional.

André de Paulo também lembrou que o empresário Ramon Amaral esteve no Gabinete do Ministro da Pesca em 2023 e em outros encontros em eventos do setor pelo Brasil, e disse também “que conhecer as instalações e cadeia produtiva do Grupo Ambar Amaral é também uma oportunidade de conhecer e reconhecer pessoalmente como é o comprometimento em produzir uma tilápia de altíssima qualidade, minha visita aqui faz toda a diferença para reconhecer o profissionalismo e competência da empresa na produção de tilápia”.

A Associação Peixe SP estava representada pelos fundadores e diretores, Emerson Esteves e Marilza Fernandes e na oportunidade agradeceu a visita do Ministro de Estado que também foi à empresa Global Peixe no Distrito de Esmeralda (Rubinéia) onde conheceu o processo de produção de alevinos e na ocasião também participou ativamente da vacinação de alguns alevinos.

Emerson destacou para o Ministro a alta tecnologia que é empregada e a estrutura do setor em toda região, demonstrando a pujança econômica que o setor representa para a região e o Estado de São Paulo.

O diretor da Peixe SP, agradeceu no emprenho do ministro que recebeu várias reivindicações para melhorar o ambiente de produção, e que a União facilite e dê oportunidade o setor continuar evoluindo como a desburocratização do licenciamento das pisciculturas que ainda é muito lento e acaba emperrando o aumento da produção e também facilidade de acesso ao Plano Safra para os pequenos, médios e grandes produtores, e agradeceu a estada de André de Paula em Santa Fé do Sul.

A assessoria do Deputado Estadual Itamar Borges, Mara Amaral e Cleison Oliveira participaram da visita do ministro de estado.

Ao final da entrevista André de Paula reiterou a alegria e orgulho de conhecer a região. “Tenho duas palavras para traduzir a minha sensação após visitar Santa Fé do Sul e os representantes da aquicultura/piscicultura: alegria em ver essa força e capacidade de produções do setor empresarial e a segunda é orgulho, pois tenho muito orgulho de ver a forma de como os produtores estão trabalhando para o crescimento do setor no Brasil. Eu acredito muito na força da piscicultura, pois o Brasil tem um potencial enorme para seguir avançando e que o Governo Federal possa ser um instrumento para dar condições de produção e o pescado possa ser chegar mais barato à mesa do consumidor”, afirmou o Ministro da Pesca do Brasil.

O Ministroi ainda se reúne com produtores por volta das 18h00m na sala de reuniões da Rações Raguife onde deverá ouvir reivindicações do setor.