A Guarda Civil Municipal de Santa Fé do Sul divulgou os principais registros de ocorrências dos últimos dias, desde o dia 9 de outubro até hoje, dia 16.
No dia 09 de outubro de 2024 foi eleborado uma ocorrência de incêndio em vegetação na Vicinal Veríssimo Fernandes - Corredor Almeida Prado. Naquele dia, pela manhã de quarta-feira, uma equipe da GCM foi acionada a fim de averiguar fogo em Área de Preservação Permanente no Corredor Almeida Prado. Por lá os agentes constataram que supostamente um morador teria colocado fogo em folhas secas oriundas de limpeza, ocasionando muita fumaça e risco de alastrar o fogo. Diante da situação os próprios agentes com auxílio de um terceiro morador combateram as chamas e apagaram o foco, sendo dispensado o Corpo de Bombeiros. “O risco de uma ação desta pode gerar um grande e grave impacto ambiental e prejuízos irreparáveis para os ecossistemas e a biodiversidade com a destruição de grandes áreas.”
No dia 10 de outubro outro registro de incêndio, mas em residência localizada na: Rua Bahia, 459, no Bairro São Francisco. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi chamada a comparecer naquele endereço a fim de combater incêndio no imóvel. Após o término dos trabalhos do CP, foi acionada a Guarda Civil Municipal, e a equipe da Defesa Civil compareceram no local onde constatou-se que um cômodo do imóvel (quarto) que havia sido tomado por chamas, vindo a danificar todo o forro de PVC, sem abalo estrutural. Não houve registro de vítimas.
Na mesma data, houve uma desinteligência na Rua Perimetral Leste, Bairro Bela Vista, onde após solicitação de uma testemunha que informava que no local estaria havendo uma briga entre familiares. Ao chegaram no local os agentes da GCM apuraram que E.M.D. de 54 anos teria sido agredido pelo filho de sua ex-esposa, lançando uma garrafa de vidro em sua direção o atingindo a região do pescoço, e depois teria se evadido do local, tomando rumo ignorado. A vítima informou que iria registrar Boletim de Ocorrência junto a Polícia Civil.
No dia 11 deste mês uma ocorrência de lesão corporal na Rua 07, região central da cidade. Naquela noite de sexta-feira, por volta de 21h5500m, uma equipe da GCM foi acionada a atender a ocorrência e segundo apurou preliminarmente, um homem teria sido esfaqueado, resultando em uma perfuração na parte de cima do pulmão.
Segundo consta no Boletim de Ocorrência, o agressor estaria em um quarto juntamente com sua esposa. Foi necessário dialogar com agressor por um período, e após a mediação feita por um agente da Guarda Civil, foram retirados os móveis que bloqueavam a entrada do quarto, e o autor A.X.N. morador de São Vicente – SP, que desferiu a facada foi apresentado a autoridade de plantão na CPJ em Jales, bem como sua esposa na condição de testemunha.
Ainda segundo o desfecho da ocorrência, a vítima teria arrombado a porta do quarto onde o casal estava, e A.X.N. teria desferido o golpe em legítima defesa.
A autoridade policial ciente do ocorrido e diante dos fatos compareceram ao local dos fatos, constatou que a porta foi arrombada de fora para dentro e os móveis colocados na tentativa de impedir a entrada.
A Polícia Científica recolheu faca utilizada na agressão e o delegado fez contato com o médico que atendeu a vítima, constatou-se o não risco iminente de morte e deixou de autuar em flagrante o autor considerando a princípio a legítima defesa, mas foi instaurado procedimento.
A vítima foi transferida para São José do Rio Preto e o processo segue para apuração dos fatos onde serão arroladas testemunhas e juntados os laudos.
No feriado de 12 de outubro, sábado houve uma queda de árvore na Rua 07, cruzamento com a Rua 14, no Centro. Foi por volta das 11h30m, a GCM atendeu ocorrência de queda de árvore em via pública, onde uma árvore existente no local ao cair derrubou uma placa de sinalização de trânsito e danificou um veículo VW Gol de placas de Guarujá – SP. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros compareceu pelo local e realizou o corte da árvore, para liberação da via e uma equipe do município, do Setor de Limpeza pública realizou a retirada dos galhos e a limpeza do local.
Já no dia 14 de outubro, segunda-feira, foi feira uma averiguação de furto no estacionamento da Avenida dos Pinheiros com a Rua dos Cravos. O fato foi na madrugada de segunda, por volta das 04h45m, q2uando uma equipe da GCM atendeu ocorrência onde o solicitante informou que 03 três) caminhões com placas de Adolfo – SP, tiveram seus painéis de instrumentos furtados durante a noite/madrugada enquanto permaneciam estacionados no local. Foi feito contato com o encarregado da empresa que para realizar o Boletim de Ocorrência junto a Polícia Civil para que o fato seja investigado. Equipe da GCM realizou patrulhamento nas imediações a fim de localizar o autor(es), porém sem êxito.