21/05/2026 06h19 - Atualizado em 21/05/2026 06h19

GCM de Santa Fé divulga relatório de ocorrências nos últimos sete dias

Atuação integrada e ações preventivas junto às forças policiais.

A atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Fé do Sul tem se consolidado como um importante instrumento de segurança pública, prevenção e apoio operacional no município, especialmente em uma Estância Turística que recebe diariamente moradores, visitantes e turistas. Com ações integradas junto à Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU e demais órgãos de segurança e fiscalização, a GCM desempenha papel fundamental na preservação da ordem pública, no atendimento de ocorrências e na proteção da população.

Entre os dias 13 e 20 de maio de 2026, a corporação registrou 28 atendimentos de diversas naturezas, demonstrando a amplitude e a relevância dos serviços prestados à comunidade. As principais ocorrências envolveram perturbação do sossego, apoio a outros órgãos, averiguações, acidentes de trânsito, fiscalização e ações preventivas.

Durante o período, a GCM atuou em importantes ocorrências de trânsito, garantindo segurança, organização viária e apoio às equipes de emergência. Em um dos atendimentos registrados na Avenida Conselheiro Antônio Prado, nas proximidades da Praça da Bíblia, a Guarda auxiliou no controle do trânsito durante um atropelamento envolvendo motocicleta e pedestre, prestando suporte às equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar. A ação foi essencial para garantir segurança no local durante o atendimento às vítimas e os trabalhos periciais.

Outro destaque da atuação operacional foi o cumprimento de mandado judicial de prisão relacionado à recaptura de um foragido da Justiça. A ação ocorreu no dia 16 de maio, demonstrando a integração entre a Guarda Civil Municipal e o Poder Judiciário, além da atuação conjunta com as forças policiais do município.

Além das ações ostensivas e operacionais, a GCM também exerce importante papel preventivo, realizando patrulhamento constante em bairros, áreas comerciais, espaços públicos e pontos turísticos da cidade. O trabalho da corporação contribui diretamente para a sensação de segurança da população e para a manutenção da ordem em eventos, atividades culturais, esportivas e no cotidiano da cidade.

A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da administração do prefeito Evandro Mura e do vice-prefeito Capitão Benítez, destaca a importância do fortalecimento contínuo da Guarda Civil Municipal, reconhecendo o comprometimento, a dedicação e o profissionalismo dos agentes que atuam diariamente em defesa da população santa-fé-sulense.

O trabalho integrado entre GCM, Polícia Militar e Polícia Civil reforça a eficiência das ações de segurança pública no município, promovendo respostas rápidas às ocorrências, prevenção à criminalidade e maior tranquilidade para moradores e visitantes da Estância Turística. O telefone da GCM é o 153.