28/05/2026 06h34 - Atualizado em 28/05/2026 06h34

GCM de Santa Fé do Sul registra 23 atendimentos e reforça atuação integrada com forças de segurança

O relatório operacional aponta que as principais ocorrências atendidas pela GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) da Estância Turística de Santa Fé do Sul segue intensificando o trabalho de segurança preventiva, patrulhamento urbano e apoio operacional às demais forças de segurança do município. Entre os dias 20 e 27 de maio de 2026, a corporação registrou 23 atendimentos de diferentes naturezas, demonstrando a atuação constante das equipes no atendimento às demandas da população. 

O relatório operacional aponta que as principais ocorrências atendidas pela GCM no período envolveram:

4 ocorrências de outras infrações de trânsito;

3 atendimentos por perturbação do trabalho ou sossego alheio;

2 abordagens a pessoas em atitude suspeita;

2 ocorrências de desinteligência;

2 ordens de serviço;

2 sinistros de trânsito sem vítima;

1 apoio a outros órgãos;

1 apoio a outros órgãos municipais;

1 averiguação;

1 dano ao patrimônio público;

1 ocorrência de fios da rede elétrica ou telefonia caídos em via pública;

1 furto em veículo;

1 assistência a pessoa;

1 queda de árvore. 

A atuação integrada da GCM com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e equipes do SAMU foi fundamental em diversas ocorrências registradas durante o período, reforçando a importância da cooperação entre os órgãos de segurança e atendimento emergencial da cidade.

Entre os destaques operacionais está uma ocorrência de violência doméstica registrada no dia 21 de maio, quando equipes da GCM realizaram atendimento preventivo, contenção da situação e encaminhamento das partes à Central de Polícia Judiciária para os procedimentos legais cabíveis. 

Outro atendimento de relevância ocorreu no dia 26 de maio, envolvendo um sinistro de trânsito com vítima na Rua do Empreendedor. A GCM atuou no isolamento e preservação do local até a chegada das equipes da Polícia Científica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que realizaram o atendimento da ocorrência e os primeiros socorros. 

A Administração Municipal destaca que o fortalecimento da Guarda Civil Municipal integra as ações contínuas do Governo Municipal voltadas à segurança pública, prevenção de ocorrências, fiscalização, apoio operacional e proteção da população.

A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul também reconhece o empenho diário dos agentes da GCM e das forças de segurança parceiras, que atuam de maneira integrada para garantir mais tranquilidade, segurança e qualidade de vida à população santa-fé-sulense.