A Guarda Civil Municipal (GCM) da Estância Turística de Santa Fé do Sul divulgou o balanço das ocorrências registradas no período de 18 a 25 de março de 2026, evidenciando a atuação constante da corporação na preservação da ordem pública, no atendimento à população e no apoio às forças de segurança do município.
Ao todo, foram contabilizadas 23 ocorrências, envolvendo diferentes naturezas, com destaque para ações preventivas, fiscalização de trânsito e atendimento direto às demandas da comunidade. Entre os principais registros estão casos de perturbação do sossego (4), abordagens e fiscalizações de trânsito (3), averiguações (3), além de atendimentos relacionados a animais em via pública, desinteligências, apoio a outros órgãos e situações suspeitas.
A GCM também atuou em ocorrências mais complexas, como casos de desacato, ameaça e furto, demonstrando preparo técnico e atuação firme dentro dos limites legais. Em uma das ações, durante patrulhamento preventivo, a equipe realizou a abordagem de um indivíduo em atitude suspeita, que resistiu à ação policial, sendo necessário o uso moderado da força para garantir a segurança dos agentes e do próprio abordado, com posterior encaminhamento à Central de Polícia Judiciária (CPJ).
Outro destaque foi o atendimento de ocorrência de violência doméstica, onde a atuação rápida da GCM, com apoio da população, possibilitou o acolhimento da vítima e encaminhamento para os procedimentos legais, reforçando o papel da corporação na proteção social e no suporte às vítimas.
A atuação da Guarda Civil Municipal acontece de forma integrada com as demais forças de segurança, como as polícias Civil e Militar, fortalecendo o sistema de segurança pública e garantindo mais eficiência no combate à criminalidade no município.
O comandante da GCM, Flávio Rodrigues, reforçou o compromisso da corporação com a segurança da população e destacou a importância da participação da comunidade:
“Nosso trabalho é contínuo e preventivo, sempre buscando coibir práticas criminosas e garantir a tranquilidade da população. A GCM está presente nas ruas, atuando de forma integrada com as demais forças policiais, e contamos com o apoio da comunidade para denunciar e colaborar com informações. Segurança pública se faz com união e responsabilidade de todos.”
A GCM orienta a população a acionar a corporação sempre que necessário. Os atendimentos podem ser realizados pelo telefone de emergência: 153 – Guarda Civil Municipal.
A Prefeitura de Santa Fé do Sul reforça que a atuação da GCM é essencial para a manutenção da ordem, prevenção de crimes e promoção da segurança, garantindo atendimento ágil e eficiente à população santa-fé-sulense.

