03/01/2025 11h41 - Atualizado em 03/01/2025 11h41

Higor Jorge escolhido entre melhores Delegados do Brasil

Delegado de Santa Fé do Sul lançou coleção para Concursos Públicos

O delegado Higor Vinicius Nogueira Jorge foi novamente incluído na lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil, conforme anunciado pelo Portal Nacional dos Delegados. Este é o oitavo ano consecutivo em que Higor Jorge recebe esse reconhecimento, destacando-se na categoria jurídica por sua e dedicação no combate ao crime, na promoção da segurança pública e publicação de dezenas de livros.

A seleção dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil é um evento anual que visa reconhecer os profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação, seja na investigação, gestão ou atividades jurídicas.

Recentemente, diante das necessidades daqueles que almejam ingressar nas carreiras policiais, o delegado de polícia Higor Vinicius Nogueira Jorge coordenou uma coleção de livros direcionados aos concursos das carreiras policiais. A coleção foi publicada pela Editora Juspodivm e, de acordo com o delegado, ela se destaca por oferecer conteúdo de alta qualidade, direcionado a atender a necessidade de obras direcionadas aos aspirantes a carreira de Delegado de Polícia e outras carreiras na segurança pública.

Mestre em educação, com mais de 20 anos de experiência na carreira de delegado de polícia, professor da Academia de Polícia e dezenas de livros sobre direito, tecnologia, investigação criminal e segurança pública, Higor Jorge reuniu profissionais com ampla experiência na preparação de candidatos que buscam a aprovação nos concursos das carreiras policiais.

A seguir, apresentamos a entrevista com Higor Jorge, onde ele apresenta informações sobre os livros da coleção e outras publicações relacionadas às carreiras policiais.

PERGUNTA: Recentemente, foi lançada uma coleção de livros com as principais disciplinas de concursos para carreiras policiais. Como surgiu a ideia para essa coleção?

Higor: A ideia para a coleção emergiu da necessidade de uma preparação completa e direcionada especificamente nas demandas dos concursos para as carreiras policiais. Observamos uma lacuna no mercado por obras que não apenas abordassem os temas dos editais com a profundidade requerida, mas que também oferecessem uma abordagem didática e acessível. Além disso, cada livro foi estruturado de forma a oferecer questões de concursos anteriores, permitindo que os candidatos testem seu conhecimento logo após estudar cada tópico do conteúdo. Outra questão importante é que os leitores têm acesso exclusivo à Plataforma JusClass, o ambiente virtual de ensino da Editora Juspodivm. Esta combinação entre conteúdo impresso e experiência de aprendizado com recursos interativos e atualizados, permite alinhar a teoria e a prática nas questões de concursos de forma integrada.

PERGUNTA: Como a coleção se diferencia dos outros materiais no mercado?

Higor: A coleção é única por causa do seu conteúdo autoral, escrito por especialistas renomados, com experiência na preparação para as carreiras policiais e que garantem a precisão e a atualização com as últimas tendências dos concursos. A inteligência artificial também foi muito importante na preparação de questões para algumas disciplinas de forma que permite simular fielmente o estilo e a complexidade das provas, o que proporciona uma experiência prática robusta e relevante.

PERGUNTA: Quais temas são abordados e por que foram escolhidos?

Higor: Incluímos volumes sobre Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direitos Humanos, Medicina Legal, Língua Portuguesa e, em breve, será lançada a obra sobre Noções de Informática. Esses temas formam o núcleo de conhecimento exigido nos editais dos concursos, abordados de forma abrangente para preparar os candidatos para os desafios da carreira policial com competência.

PERGUNTA: Como a coleção aborda a parte prática dos estudos?

Higor: Cada volume inclui questões práticas que refletem o formato das provas reais, elaboradas para testar e reforçar o entendimento dos candidatos. Isso permite identificar áreas de fraqueza e fortalecer o conhecimento necessário, proporcionando uma visão clara sobre o progresso e as áreas que exigem mais atenção.

PERGUNTA: Poderia detalhar o processo de seleção dos especialistas que contribuíram para a coleção?

Higor: Convidamos professores com vasta experiência e reconhecimento em suas áreas e também com prática na preparação para concursos das áreas policiais. Cada autor foi convidado, não apenas pelo conhecimento técnico, mas também pela habilidade de transmitir informações complexas de forma acessível e didática, garantindo que cada volume seja um instrumento eficaz de aprendizado, inclusive, a grande maioria dos autores são integrantes das carreiras policiais. Já temos recebido um feedback muito positivo dos leitores, o que nos estimula ainda mais a trabalhar pelo aperfeiçoamento constante do conteúdo oferecido.

ADPESP: Qual a importância de uma preparação abrangente para carreiras policiais?

Higor: Tenho destacado que a carreira policial exige não só conhecimento técnico, mas equilíbrio emocional, responsabilidade social, comprometimento contínuo e ética inabalável. Tenho orientado aqueles que almejam estas carreiras e aqueles que já ingressaram para que apliquem estes princípios no dia a dia. Posso dizer que a coleção objetiva oferecer conteúdo relevante para os concursos e também motivar os candidatos, ajudando-os a desenvolver resiliência e estratégias de estudo necessárias para superar os desafios dos concursos. A motivação contínua é um aspecto fundamental para a aprovação em qualquer concurso público.

PERGUNTA: Quais são os principais desafios enfrentados pelos candidatos durante a preparação?

Higor: Além da vasta quantidade de conteúdo, que envolve legislação, doutrina e jurisprudência, os candidatos enfrentam o desafio de desenvolver uma estratégia de estudo eficaz e manter a motivação ao longo do tempo, considerando a necessidade de otimização do tempo e revisões constantes para solidificar os conhecimentos. Nossa coleção aborda esses desafios oferecendo conteúdo com profundidade e didática e questões práticas que ajudam na autogestão do aprendizado.

PERGUNTA: O que você diria para aqueles que estão se preparando para carreiras policiais?

Higor: Encorajo os candidatos que almejam as carreiras policiais a se manterem resilientes e focados na trajetória. A preparação é uma jornada que requer dedicação, persistência e foco. A coleção se propõe a ser aliada, de forma que, cada página estudada é um passo no sentido de realizar o sonho da aprovação.

PERGUNTA: Além dessa coleção, quais outros livros você escreveu/coordenou este ano?

Higor: Este ano, lançamos obras focadas em temas como investigação criminal tecnológica, direito digital, estratégias de estudo e outras que serão lançadas nas próximas semanas. Dentre as obras que lançamos recentemente e tive a oportunidade de escrever/coordenar posso citar as primeiras edições dos livros “Conselhos a um Jovem Policial – O que muitos gostariam de ter ouvido quando ingressaram nas carreiras policiais”, “Manual do Plantão Policial – Um guia para o atendimento de ocorrências e suas providências”, “Tratado de Direito Digital”, “Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis Comentada”, “Cadernos de Lei Seca para Delegado de Polícia”, “Polícia Judiciária e Ministério Público – Uma relação de interdependência funcional no sistema de justiça criminal” (coordenado com Nilton César Boscaro) etc. Também lançamos novas edições de livros publicados nos anos anteriores como “Inquérito Policial” (coordenado com Waldir Antonio Covino Junior), “Código Penal em Crônicas” (coordenado com Roger Franchini), “Código Penal Comentado” (coordenado com Joaquim Leitão Júnior e William Garcez), “Vade Mecum da Carreiras Policiais” (coordenado com Henrique Hoffmann e Eduardo Fontes), “Relatos sobre a Investigação de Crimes Cibernéticos”, “Enfrentamento da Corrupção e Investigação Criminal Tecnológica”, “Manual de Educação Digital”, “Comunicação e Transparência na Atividade Policial” (coordenado com Joaquim Leitão Júnior) etc, todos pela Editora Juspodivm. Mais dados sobre cada um dos livros podem ser obtidos no site higorjorge.com.br/livros/.

PERGUNTA: Recentemente você foi aprovado pela oitava vez consecutiva na Lista dos Melhores Delegados de Polícia do Brasil. Como você se sente ao ser consistentemente apontado como um dos melhores delegados do país?

Higor: Ser reconhecido pela oitava vez consecutiva nesta lista é algo que, sinceramente, me deixa com uma honra imensa, mas também uma responsabilidade enorme. Esse reconhecimento vai muito além do meu trabalho individual. É o reflexo de um esforço coletivo, de uma equipe incrivelmente dedicada e comprometida que trabalha comigo diariamente. Cada policial, cada investigador, escrivão, agente da Polícia Civil, assim, como integrantes da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Ministério Público, Poder Judiciário - todos eles merecem uma parte desse reconhecimento. Se tem uma questão que não posso deixar de mencionar, é a influência dos meus pais Hélio e Denise. Eles foram - e ainda são - minha maior referência de profissionalismo e ética na Polícia Civil. Desde criança, eles me ensinaram o valor da justiça e do serviço público. Lembro como se fosse ontem das histórias que meu pai contava sobre os casos que atendia e resolvia, sempre com aquele brilho nos olhos de quem ama o que faz. E minha mãe, com sua dedicação incansável, me mostrou que ser policial é muito mais do que um trabalho - é uma vocação. Sabe, ao longo desses anos, tive a sorte de trabalhar com delegados e policiais civis excepcionais. Cada um deles deixou uma marca, me ensinou algo valioso. São essas pessoas que me inspiram a ser melhor a cada dia. Esse reconhecimento é um lembrete constante da responsabilidade que temos. Cada vez que vejo meu nome nessa lista, renovo meu compromisso de trabalhar ainda mais, de fazer jus à confiança que as pessoas depositam em nós. E sabe de uma coisa? Isso tudo me faz acreditar ainda mais no potencial da nossa polícia. Vejo tantos colegas dedicados, tantas histórias de superação... Isso me dá esperança de que, juntos, podemos construir uma sociedade mais segura e justa para todos.

Mais informações sobre a lista dos melhores delegados de polícia do Brasil podem ser obtidas em: https://delegados.com.br/noticia/higor-jorge-e-aprovado-pela-8a-vez-para-a-lista-dos-melhores-delegados-de-policia-do-brasil-censo-2024/