Mais um passo importante foi dado nesta sexta feira (22) pelo Provedor da Santa Casa de Jales, José Pedro Venturini que se reuniu na Capital Paulista com o Secretário Estadual da Saúde Davi Uip para pleitear a reclassificação de categoria do Hospital. A audiência também contou com a presença do Secretário adjunto Wilson Pollara.
Além do Provedor, também esteve acompanhando o Prefeito Municipal Pedro Calado, representantes da sociedade civil, e o Senador Aloysio Nunes, os deputados estaduais Itamar Borges, Carlão Pignatari e Analice Fernandes, diretores do hospital, vereadores e representantes da sociedade civil.
Venturini explicou ao secretário que a Santa Casa de Jales atende pacientes de 16 municípios da região; tem 1100 cirurgias paradas na DRS (Diretoria Regional de Saúde) de São José do rio Preto, aguardando recursos para que o hospital jalesense possa fazer. De acordo com ele, por ser hospital apoio a Santa Casa não está recebendo os recursos necessários para esses procedimentos.
Se a Santa Casa for elevada ao grau de hospital estruturante passará a receber mais recursos e vai melhorar o atendimento. Os hospitais estruturantes são serviços hospitalares de grande porte e considerados referências em suas regiões para a realização de procedimentos de alta complexidade, como neurocirurgia, hemodiálise, cateterismo, cirurgias cardíacas, tratamentos de quimioterapia e radioterapia, entre outros.
O secretário David Uip disse que a classificação dos hospitais obedece a critérios da Secretaria como demanda, qualidade e técnico. O secretário acrescentou que há um acompanhamento de todos os hospitais, para observação dos critérios e aquele que não fizer a tarefa de casa corretamente perde a classificação.
Pela exposição do secretário, existe a possibilidade de reclassificação, mas tudo depende do andamento de atendimento e serviços prestados pelo hospital. David Uip explicou ainda que a Secretaria tem R$ 8 milhões de recursos para custeio para todo o Estado, porém, devido ao contingenciamento interposto pelo governador, em face da crise econômica, ficou complicado atender todas as santas casas.
Carlão Pignatari.
“A saúde no país passa por um momento difícil e os diretores da Santa Casa de Jales estão preocupados por causa do poucos recursos disponíveis. Temos que continuar trabalhando firmes para levantarmos mais recursos para esses hospitais”, disse o deputado Carlão Pignatari.
Itamar Borges
“A alteração será muito importante para a Santa Casa de Jales, ampliando os recursos e consequentemente avançando em qualidade nos serviços oferecidos pela instituição. Essa é uma luta antiga e vamos continuar trabalhando nesta causa”, disse o deputado Itamar Borges.
A comitiva solicitou ainda ao Secretário a regularização do Programa Pró Santas Casas que repassa 70 mil reais por mês ao município, a assinatura do Programa Santas Casas Sustentáveis que repassará 42 mil e a continuidade do repasse de R$ 78 mil mensais para suprir o consórcio dos municípios.
Participaram da reunião, os diretores da Santa Casa, Garça, José Pedro Venturini, José Luiz Socorro, Valdenis Neves, os deputados Carlão e Analice, representantes do Lions, da OAB, da Loja Maçônica Coronel Balthazar, Loja Maçônica Marechal Rondon, do Rotary Clube, da Associação Comercial, vereadores e da comunidade.
(com assessorias dos deputados itamar e carlão)
