12/12/2023 05h25 - Atualizado em 12/12/2023 05h25

Novo Distrito Industrial de Santa Fé do Sul receberá nome do ex-prefeito Jerônimo de Paula

Projeto de autoria do Vereador Vaguinho Lopes.

O Vereador Vaguinho Lopes, no uso de suas prerrogativas parlamentares apresentou a proposta que dá denominação ao Novo Distrito Industrial implantado às margens da Rodovia Euclides da Cunha, no município de Santa Fé do Sul, que passa a denominar “PARQUE INDUSTRIAL JERÔNIMO DE PAULA – “JEROMÃO”.

Em sua justificativa Lopes, apresentou a história do ex-prefeito Jerônimo de Paula que foi professor primário, nascido em Nova Granada-SP, veio para Santa Fé do Sul na década de 50 para lecionar no primeiro Grupo Escolar, hoje conhecido como Agnes Rondon Ribeiro.

Lecionava a tarde, da quinta a oitava série na atual Etec que fica localizada no bairro São Francisco e à noite no Colégio Comercial Oeste Paulista.

Em 1972 candidatou-se para prefeito e perdeu a eleição para Thomaz Monte Vicente. Em 1965 casou-se com a professora Edela Morelli.

Em 1976 candidatou-se novamente com o Slogan “Pé de chinelo” contra a elite da cidade na pessoa do Dr. Nilson Coutinho Soutto e venceu as eleições com a diferença de um único voto.

Santa Fé estava em péssima situação. A Avenida Conselheiro Antônio Prado estava interditada por uma erosão que impedia os veículos de atravessar para o bairro São Francisco, onde funcionava a única escola da 5ª a 8ª série.

Sua primeira obra foi acabar com o famoso buracão.

Ele construiu canteiros centrais, sarjetas e calçadas nas avenidas, onde antes não possuíam.

Não tinha água encanada e esgoto, então ele criou o SAAE e o esgoto nas ruas da cidade. Também asfaltou o centro da cidade.

Construiu o terceiro Grupo Escolar, hoje conhecido como Teresa Siqueira Mendes, a escola Itael de Mattos, a Guarda Mirim, a Delegacia de Polícia, a Casa de Agricultura e o Campo de Futebol onde deram o nome do seu filho “Estádio Municipal Evandro de Paula”.

Comprou cinco alqueires de terra onde foi construída a FICCAP. Instalou a Antena de transmissão da TV, a Delegacia de Ensino que depois fechou e hoje atende em Jales. Comprou a Santa Casa para o município e a Faculdade de Educação Física, que antes eram particulares. E isso tudo foi feito em apenas 7 anos, pois o seu 2º mandando só teve 3 anos, para que as eleições coincidissem com as estaduais e federais foi diminuído o tempo do mandato.