07/03/2025 06h56 - Atualizado em 07/03/2025 06h56

Prefeitura de Santa Fé do Sul inicia instalação do "Aedes do Bem" no combate à dengue.

"Esta é mais uma ação, um investimento em saúde pública. Contamos com o apoio da nossa população" - Prefeito Evandro Mura.

A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Saúde e da equipe de Controle de Vetores, deu início nesta quinta-feira (6) à instalação das caixas do projeto "Aedes do Bem", uma nova estratégia de combate à dengue. A primeira instalação ocorreu na residência do senhor Antonio Tenório, localizada na Alameda Rio São José, no bairro Beira Rio.

Os agentes explicaram aos moradores o funcionamento e os objetivos da iniciativa, que tem comprovação científica. A tecnologia consiste na liberação de mosquitos machos geneticamente modificados que não picam e não transmitem a dengue, esses mosquitos apresentam características autolomitantes que faz com que suas descendentes fêmeas não sobrevivam até a fase adulta, resultando em uma redução da população de vetores, responsáveis pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Após um período de 10 dias, as caixas serão recolhidas pelos agentes.

O prefeito Evandro Mura ressaltou a importância da ação e pediu o apoio da população. "Esta é mais uma ação, um investimento em saúde pública. Contamos com o apoio da nossa população, que tem sido fundamental nesse enfrentamento. Recebam nossos agentes e juntos venceremos essa luta contra o mosquito transmissor da dengue", afirmou o prefeito.

A secretária de Saúde, Rosana Vassoler F T Oliveira, destacou a eficácia do projeto. "O 'Aedes do Bem' tem comprovação científica e já está sendo utilizado com sucesso em várias cidades do Brasil. Essa é mais uma iniciativa da administração municipal e da Secretaria de Saúde e complementa o combate à dengue no município", declarou.

Os primeiros bairros contemplados com a ação serão Orestes Borges, Beira Rio e Emídio Araujo.

O presidente da Câmara, Wagner Lopes, também acompanhou o início dos trabalhos e ressaltou o empenho do poder público no combate à doença.

A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para que as ações sejam bem-sucedidas e a dengue seja controlada no município.