Por: Ana Clara Feitosa Palhares e Bruna Lourenção Zocaratto
Em um cenário onde a inclusão e a equidade são discutidas, mas raramente vivenciadas de forma plena, o livro de Ana Clara Feitosa Palhares e Bruna Lourenção Zocaratto emerge como uma contribuição fundamental para o ensino de inglês a estudantes surdos. Adaptado do Trabalho de Conclusão de Curso de Ana Clara, esta obra examina a complexa realidade enfrentada por estudantes surdos em salas de aula predominantemente ouvintes, questionando práticas pedagógicas que não atendem à diversidade linguística e cultural desse público.
A obra traz à tona as barreiras impostas pela falta de formação docente adequada, pelo uso limitado da Libras e pela aplicação de métodos voltados exclusivamente para ouvintes. Em um campo ainda pouco explorado, as autoras propõem estratégias inovadoras que consideram a visualidade e a tecnologia como ferramentas indispensáveis para o aprendizado dos surdos, oferecendo uma perspectiva que convida professores e pesquisadores a repensarem práticas e a enxergarem a inclusão além do discurso.
Ana Clara Feitosa Palhares, que é surda e teve sua trajetória de formação marcada por desafios de acessibilidade, reflete sobre o impacto dessa experiência no desenvolvimento do livro: “Realmente foi uma experiência desafiadora, pois a língua portuguesa é minha segunda língua. Então, certamente há alguns vocabulários que eu não conheço bem os significados. Sendo assim, meu esforço foi maior e compensou muito em cada texto escrito neste trabalho, logo, é um aprofundamento em um tema tão específico como o ensino de inglês para surdos, que é tão pouco pesquisado na área acadêmica. Por eu ser uma pessoa surda e ter estudado em uma escola inclusiva durante o meu ensino médio, adquiri a noção da importância de adequar métodos e materiais conforme as necessidades de acessibilidade linguística. Acredito que o livro pode contribuir significativamente com o ensino e a aprendizagem de inglês para surdos ao proporcionar estratégias práticas que incluam os estudantes surdos em sala de aula. A abordagem do livro respeita as particularidades da comunicação das pessoas surdas, pois inclui recursos visuais e atividades interativas. Assim, ele pode se tornar um facilitador para os professores de inglês da educação básica, ajudando-os a conseguir confiança e motivação para engajar o público-alvo no processo educativo.”
Bruna Lourenção Zocaratto, mestre em Linguística Aplicada, doutora em Educação e pós-doutora em Linguística Aplicada pela UnB, ressalta a relevância do trabalho no campo educacional: “Precisamos romper com modelos que invisibilizam estudantes surdos em nossas escolas. Este livro é um convite para refletirmos sobre nossa prática e assumirmos um compromisso mais profundo com a verdadeira inclusão. Acredito que a formação inicial e continuada de professores, associada ao desenvolvimento de metodologias atentas às especificidades da aprendizagem dos surdos, é primordial para consolidar avanços no ensino inclusivo. O trabalho com Ana Clara foi enriquecedor e reafirma a necessidade de uma educação que atenda, efetivamente, a todos.”
O livro das professoras de inglês, Ana Clara e Bruna, se mostra indispensável para docentes e acadêmicos comprometidos com a transformação do ensino, oferecendo alternativas que podem revolucionar a sala de aula e garantir que a inclusão seja mais do que uma promessa.
Ana Clara Feitosa Palhares e Bruna Lourenção Zocaratto