A direção e corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul presta esclarecimentos a população sobre as providências que a entidade vem adotando para atender os usuários do sistema público e particular e que estão promovendo vários treinamentos dos seus colaboradores, médicos, enfermeiros e todos os setores que atendem aqueles que buscam o atendimento naquele hospital e atesta para a população que a Santa Casa está preparada para o coronavírus.
Na quinta-feira (05) e sexta-feira (06) diversos funcionários da saúde de Santa Fé do Sul foram à Vigilância Estadual em Jales participar de um treinamento de como se proceder de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.
Durante a semana os treinamentos foram intensificados sobre as medidas de contingenciamento sobre o novo coronavírus. Através do serviço de controle de infecção hospitalar e com a parceria dos alunos do curso de graduação de enfermagem do Unifunec, foram disseminados a todos os profissionais da Santa Casa as medidas de controle da transmissão do coronavírus.
Quarta-feira (11) foi feita uma capacitação com a médica Infectologista Lauren Zogni Pereira de Paula realizada pela secretaria de Saúde Municipal.
Nesta segunda-feira (16) houve mais uma capacitação no Departamento Regional de Saúde (DRS) / Secretaria de Estado de Saúde.
O Enfermeiro responsável técnico Adilson Ramim informa que a entidade já possui o protocolo de atendimento feito pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) sobre a supervisão do Médico Infectologista Dr. Mauricio Fernando Favaleça baseado no do Ministério da Saúde.
Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.