25/04/2018 18h58 - Atualizado em 25/04/2018 18h58

Santa Casa de Santa Fé faz inédito procedimento de captação de multiplos órgãos paraTransplantes

Com sensibilização de familiares de paciente foi possível a doação de fígado, rins e córneas.

Na manhã desta quarta feira (25) ocorreu a primeira captação de múltiplos órgãos para transplante na Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul.

O doador do sexo masculino tinha 46 anos, estava internado desde o dia 16 de abril devido a um acidente vascular encefálico e teve morte encefálica diagnosticada na tarde do dia 24.

Após a constatação do óbito, a equipe de profissionais da Santa Casa entrevistou a família presente no hospital e obteve resposta positiva para a doação de múltiplos órgãos com a finalidade de transplante.

A decisão é da família após a morte. É isso o que diz a nossa legislação sobre o transplante. No mundo, trabalha-se com o consentimento informado, como é aqui no Brasil, e o consentimento presumido, em que há um registro de não doadores.

A equipe da Santa Casa então notificou a OPO - Organização de Procura de Órgãos - do Hospital de Base de São José do Rio Preto, que por sua vez informou a Central de Transplantes de Ribeirão Preto, onde as informações do doador foram disponibilizadas para as equipes transplantadoras a nível nacional.

Durante a madrugada desta quarta-feira (25) as equipes analisaram os exames e foram aceitos o fígado, rins e córneas.

A cirurgia para extração dos órgãos ocorreu no centro cirúrgico da Santa casa que teve início as 09h00m e finalizada às 12h30m.

O fígado foi transportado para Ribeirão Preto e os rins e córneas para o Hospital de Base de Rio Preto.

O corpo foi entregue a família para ser velado e sepultado.

Adilson Ramim que é o Enfermeiro Técnico Responsável do Hospital informa que a Santa Casa de Santa Fé do Sul mantém uma equipe para a captação de órgãos 24hs por dia e “que o sucesso do inédito do procedimento realizado hoje se deve ao trabalho da equipe multiprofissional do hospital, e acima de tudo da família do doador que caridosamente doou os órgãos para transplante”.

Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, no Sistema Estadual de Transplante (Região de Rio Preto) entre 1 de abril até o dia 23, aprecem notificações de doadores de multiplus órgãos, o Hospital de Base de Rio Preto com oito procedimentos, Hospital Padre Albino de Catanduva e Santa Casa de Santa Fé do Sul Três e Santa Casa de Araçatuba dois.