O prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul Evandro Mura e o vice Fernando Benitez anunciaram nesta terça-feira (6) a nova secretária Municipal de Educação, Marilza Barbosa de Almeida Marques.
Ela é bióloga e pedagoga, com mestrado em Genética pela Ufscar. Marilza foi professora e diretora na Rede Estadual por 26 anos, também foi docente do Unifunec por 46 anos e secretária de Municipal de Educação de Santa Fé do Sul de 2009 a 2016.
A ex-secretária Lia Lopes optou por deixar o cargo por motivos particulares.
A Educação de Santa Fé do Sul – ensino infantil e fundamental até o 9º ano.
O Município de Santa Fé do Sul é mantenedor da “Educação Infantil”, que é a primeira etapa da educação básica e é destinada a crianças de 0 a 6 anos. Sua finalidade é o desenvolvimento integral das crianças dessa faixa etária em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.”
Em 2020 a Educação Infantil tinha 1039 crianças matriculadas em creche; Alunos matriculados na Pré-Escola - 679 alunos com idades de 4 anos (etapa I) e 5 anos (etapa II). Totalizando 1.777 alunos na Educação Infantil. Na Educação Infantil as crianças são matriculadas a partir de 6 meses até a idade de 3 anos, 11 meses e 29 dias.
Alunos matriculados no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, 2879 alunos.
Santa Fé do Sul possui uma extensa estrutura educacional com 12 Unidades Escolares de Educação Infantil com 115 salas de Ensino Fundamental, sendo 68 Ensino Fundamental que atende alunos nos anos inicias e 44 salas da EF nos anos finais e 3 salas do EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Recursos Humanos - 2020
Em relação aos profissionais e estagiários que atuam nesta fase da educação no município, são 121 Professores, 160 ADIs e Funcionários além de 159 Estagiários.
Merenda
Antes da pandemia, durante as aulas presenciais, eram oferecidas de uma a cinco refeições, dependendo do período, totalizando 15 mil merendas por dia entre os 5 mil alunos da Rede. Os alunos da Educação Infantil em período integral têm as refeições completas do dia, sendo cinco refeições diárias com café da manhã, almoço, janta e lanches nos intervalos.
O Município mantém convênio para fornecimento da merenda para os alunos da ETEC e EEPIM (ensino médio).