Na manhã de quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente sediou uma reunião com representantes da Polícia Militar Ambiental e integrantes da gestão municipal para debater ações voltadas à segurança rural e à educação ambiental. Estiveram presentes o Capitão PM Alonso, Comandante da Companhia de Policiamento Ambiental - 2ª CIA; o Sargento Gomes, Comandante da Base Operacional de Santa Fé do Sul; e o Cabo Clever, Auxiliar de Operações da Polícia Ambiental. Representando o município, participaram o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Ortencio Vieira Ramos Sobrinho; o engenheiro agrônomo Vagner Luiz Gurian; a interlocutora do Programa Verde Azul, Samara Teles Ferraresi e a coordenadora do Viveiro Municipal de Mudas, Alexandra Mara Barbosa.
O Capitão Alonso, que coordena as operações da Polícia Ambiental em 49 municípios da região, incluindo Santa Fé do Sul, explicou que a reunião teve como objetivo trazer à pauta temas estratégicos, como segurança rural, educação ambiental "O encontro buscou identificar formas de organização e união de forças para enfrentar os desafios que esses temas nos trazem, promovendo ações mais efetivas para a proteção das comunidades e dos recursos naturais", afirmou o Capitão.
Os representantes da Polícia Ambiental também reforçaram que estão à disposição da comunidade e destacaram os bons resultados alcançados por meio da organização dos produtores, que têm colaborado ativamente na comunicação e na prevenção de ocorrências. "Nosso objetivo é atender às demandas e colaborar para fortalecer a segurança rural e a conscientização ambiental", completou o Capitão Alonso.
O engenheiro agrônomo Vagner Luiz Gurian reforçou a importância de abordar temas como as mudanças climáticas e suas consequências no meio rural. "Estamos vivendo um período em que a vulnerabilidade das áreas agrícolas é crescente, e isso exige esforços coordenados para proteger tanto as propriedades quanto os recursos naturais. A união entre produtores rurais, órgãos públicos e forças de segurança é essencial para alcançarmos resultados concretos", destacou.
Além disso, as mudanças climáticas, cada vez mais evidentes, foram tratadas como um tema transversal em conexão com o Programa Município VerdeAzul. A reunião destacou que as ações de educação ambiental e recuperação de áreas degradadas, incentivadas pelo programa, são fundamentais para a adaptação e resiliência das comunidades locais frente aos desafios climáticos. A integração entre os projetos municipais e as ações da Polícia Ambiental foi apontada como um caminho eficaz para consolidar essas iniciativas e ampliar seus impactos positivos.
Por fim, o Secretário Ortêncio Vieira Ramos Sobrinho resumiu a relevância do encontro. "Esta reunião é um passo importante para trazer as mudanças e a integração que tanto precisamos", concluiu. (assessoria PMSFS)