Nesta sexta feira (8), às 9h, acontece a inauguração da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU- 192) da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP).
Segundo a Diretora Administrativa da Upa, Natalie dos Reis Gimenez, a equipe passou por capacitação e iniciaram nas Escolas do município uma divulgação para orientar e esclarecer sobre o trabalho desenvolvido pelo SAMU.
Gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região dos Grandes Lagos (Consagra), o SAMU tem o objetivo de chegar precocemente até a vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência e emergência.
O SAMU atenderá seis municípios: Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santa Clara D'Oeste, Rubinéia, Nova Canaã Paulista e Santa Rita D'Oeste, que também são os responsáveis por destinar recursos para manter os serviços do SAMU e há alguns anos da UPA-24h. O orçamento mensal da UPA chega a cerca de R$600 mil.
O prefeito de Santa Fé e presidente do Consagra, Ademir Maschio, disse que o serviço do SAMU é de grande relevância para todos os municípios, pois o atendimento da vítima inicia durante a ligação para o 192. "Convido toda a população para participar da inauguração do SAMU. Este é mais um serviço que prioriza a vida", disse Ademir.
O SAMU está localizado na Rua 3, anexo a sede da Guara Municipal e o telefone de emergência é o 192 que será atendido por médico regulador que acionará a equipe através de contato via rádio e dependendo da gravidade do paciente, ele poderá ser encaminhado direto para a Santa Casa da Cidade.
Os serviços de transportes de pacientes acamados e outros que necessitarem de transporte para consultas no AME e outros serviços que não sejam emergências para o SAMU, serão mantidos por uma equipe que utilizará uma ambulância específica (Branca) para continuar prestando este serviço para a população.
A Viatura do SAMU terá equipe especializada em socorro médico, principalmente os casos de traumas graves (acidentados, AVC, e outros) e equipamentos básicos de uma UTI - Unidade de Terapia Intensiva