O TSE – Tribunal Superior Eleitoral reconheceu oficialmente três novos partidos políticos em 2015 – o Partido Novo, a Rede Sustentabilidade e o Partido da Mulher Brasileira. Assim, o Brasil tem 35 partidos registrados oficialmente na Justiça Eleitoral. O TSE por sua vez, negou reconhecimento ao “novo” Partido Liberal, ressuscitado pelo ministro Gilberto Kassab (PSD-SP). Em 2011, Kassab havia obtido registro para o PSD, que atraiu vários políticos experientes, inclusive quase metade dos deputados do DEM (ex-PFL), e elegeu cerca de 400 prefeitos em 2012.
Na cidade de Santa Fé do Sul, segundo o site do TSE estão ativos 22 partidos que estão aptos a concorrer às eleições deste ano, no mês de outubro.
Já estão definidas as pré-candidaturas de representantes pelo menos três partidos: PMDB – Faíco, DEM – Ademir Maschio e PTN – Elena Rosa. Nos próximos meses, além de ganhar a simpatia e o apoio popular os candidatos e seus coordenadores de campanha correm para buscar apoio dos demais 18 partidos para fortalece suas campanhas e proporem composições na chapa como vice e candidatos a vereadores. Em Santa Fé do Sul são 9 vagas na câmara e atualmente estão representantes os partidos: PSDB com 3 vereadores, PMDB com 2, Solidariedade com 1 vereador, DEM com 1, PT 1, e PSD com um representante na casa legislativa. Dos nove eleitos, apenas uma mulher Bel Yoshida garantiu sua vaga na eleição de 2012. O pleito ocorrerá no dia 2 de outubro.