A Escola Estadual Professor “Itael de Mattos” já está em reformas para contemplar principalmente a acessibilidade de alunos e toda a comunidade. O Governo do Estado de São Paulo autorizou o início das obras desde o dia 16 de janeiro e o prazo de término é 16 de agosto de 2019, duzentos e dez dias, e a primeira frente de trabalho se deu nas reformas do telhado do bloco principal da Rua 8. Inicialmente a obra estava avaliada em R$1,2 milhão. A construtora contratada é de São José do Rio Preto. Os recursos são do Governo do Estado de São Paulo, atravé do FDE - Fundo do Desenvolvimente da Educação.
Ao informamais, o diretor da escola, Francisco Penha Delsin disse que estão incluídos no plano de trabalho a revisão da cobertura no Bloco Principal da Rua 8, revisão elétrica predial, construção de elevador, reforma geral dos sanitários masculino e feminino com adequações de acessibilidade, adequação do piso de acesso do refeitório e ao ginásio de esportes, substituição da cobertura do ginásio de esportes e adequação de seus vestiários com acessibilidade e pintura das áreas.

O Diretor ressaltou “que essa conquista é da cidade de Santa Fé do Sul e que a obra dará acessibilidade não só dos alunos como também de toda a comunidade, já que a Escola é uma das maiores zonas eleitorais da cidade e portanto recebe uma grande quantidade de eleitores, e por ser uma das mais antigas seções eleitorais, recebe eleitores de idade avançada e alguns com mobilidade reduzida, dificultando o acesso destes durante a votação, pois a escola possui vários “lances” de escadas, e essas obras também atenderá um pedido da justiça eleitoral da Comarca”.

Delsin também enalteceu a obra, cuja sua maior importância será o atendimento dos alunos matriculados e que possuem mobilidade reduzida como cadeirantes e outros portadores de necessidades especiais que passarão a ter acessos a todos os espaços durante sua permanência na unidade escolar.
A Escola Estadual Professor “Itael de Mattos” é a única de ensino médio na cidade atendendo 950 alunos, incluindo a Educação de Jovens e Adultos – EJA e em torno de 600 alunos do Curso de Línguas – CEL e o PEF – Programa Escola da Família que funciona nos finais de semana.

O diretor da escola também explicou que o uso do Elevador, que faz parte da obra, será de uso restrito de alunos com necessidades especiais, professores e pais de alunos com mobilidade reduzida, portando não será de uso comum dos demais alunos que frequentam a escola. O elevador facilitará o acesso dos alunos aos laboratórios de ciência, física e química e também as salas de aulas no primeiro e segundo andar. “Estas reformas e adequações da escola com certeza terão reflexos positivos na aprendizagem de todos os alunos”, disse o diretor do EEPIM.
Volta as aulas 2019
A EEPIM retornará as aulas na próxima sexta-feira, 1 de fevereiro, e estará de portas abertas para recepcionar os alunos e os pais que poderão conhecer as dependências da Escola, a equipe de professores, coordenadores e demais funcionários que estarão o ano todo atendendo os alunos com a expectativa que durante o ano de 2019, os objetivos traçados sejam alcançados, principalmente a aprendizagem dos alunos, para que os índices educacionais sejam alcançados.

O diretor também pediu a colaboração de todos no período das obras, pois certamente irão causar alguns transtornos e será preciso a compreensão e colaboração dos alunos que terão que conviver com alguns improvisos para que as reformas aconteçam para a melhoria do ambiente escolar e o aprendizado do aluno.
