José Emídio Araújo Calazans vereadores do PRB apresentou na última sessão da Câmara o Projeto de Resolução Nº. 02/2017 que “Dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar Municipal de Incentivo ao Empreendedorismo, geração de emprego e renda e turismo”. O Vereador quer criar mais um instrumento que irá discutir e planejar as ações do município objetivando dar condições aos novos empreendedores do município e, aqueles que vierem de outras regiões para se instalar em Santa Fé do Sul. “Assim a Câmara Municipal terá participação direta no planejamento da nossa Estância Turística que através de ideias, projetos, pesquisas e estudos dará incentivos á empresários e consequentemente gerando novas frentes de trabalho proporcionando renda às famílias santafessulenses”, disse Zé Emídio. Este projeto deve ser votado na próxima sessão do dia 22 de agosto.
O vereador também tem se dedicado a formatar um Fórum de discussão sobre o turismo e realização de parcerias público privada. “Precisamos ser criativos e buscar parceiros entre a prefeitura e empresários para evoluirmos como Estância Turística e assim atrairmos mais turistas para nossa cidade”, comentou o vereador.
Indicações apresentadas na última sessão do dia 8 de agosto
Emídio (PRB) também está pedindo providencias junto ao Secretário Municipal de Agricultura, José Tiago Campos Machado, para que sejam realizados estudos visando instituir no município Programa de incentivo a Piscicultura em viveiro escavado.
Requerimentos aprovados na sessão de 8 de agosto
José Emídio solicitou ao prefeito Ademir Maschio e a Secretaria Municipal de Ação Social, Neiva de Souza as seguintes informações:
O Fundo Programa Municipal de Valorização da Dignidade da Pessoa Humana – Provalor Humano está atualmente em vigência no município de Santa Fé do Sul?
Em caso positivo. Quantas e quais ações foram realizadas?
Em caso negativo. Há Administração Municipal bem como a Secretária de Ação Social tem realizado estudos visando realizar Programa de Apoio à Habitação no município?
Também está requerendo ao Prefeito que seja encaminhado à Câmara Municipal as informações sobre as máquinas adquiridas através de emenda parlamentar e convênios com o Ministério da Agricultura e Secretaria de Agricultura e qual o critério de utilização deste maquinário e de que forma está sendo disponibilizada para os produtores, pergunta também quantas e quais são as maquinas utilizadas pela prefeitura em serviços gerais, e quais estão disponíveis para os produtores rurais e quais os valores cobrados a hora máquina.
Outra preocupação levantada pelo vereador é quanto a utilização dos Recursos do DADE e oficiou ao prefeito Ademir Maschio o pedidos das eguintes informações: como estão sendo utilizados os recursos provindos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, no município? Como é definido o uso das verbas oriundas do DADE- Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias para a realização de obras no município? Há por parte da Administração Municipal algum planejamento para destinação dessa verba? Em caso positivo. O Poder Legislativo como órgão fiscalizador pode através de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) participar do planejamento e destinação desses recursos?
Algumas obras conquistadas com recursos do DADE estão demorando muito para serem concluídas como o Palco da Praça, Praça da Bíblia, Avenida Mangará e monumento dos Tucunarés.