07/10/2025 06h20 - Atualizado em 07/10/2025 06h21

Santa Fé do Sul é destaque no Índice Firjan de Gestão Fiscal com nota "ótima"

O levantamento revela que 39 municípios da região de São José do Rio Preto alcançaram nota máxima no indicador de Autonomia.

O município de Santa Fé do Sul está entre as cidades brasileiras classificadas com gestão fiscal “ótima”, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado neste ano de 2025 pelo Sistema Firjan, com base nos dados de 2024.

O levantamento revela que 39 municípios da região de São José do Rio Preto alcançaram nota máxima no indicador de Autonomia, que mede a capacidade de uma cidade se sustentar financeiramente a partir de sua própria arrecadação.

O que é o IFGF?

Criado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o IFGF é um indicador nacional que varia de 0 a 1, no qual 1 representa a melhor gestão fiscal. Ele é construído a partir dos dados oficiais que todas as prefeituras são obrigadas a enviar ao Tesouro Nacional.

O estudo avalia quatro dimensões fundamentais da gestão fiscal:

            •          Autonomia: mede a capacidade do município de financiar seus custos com recursos próprios.

            •          Gastos com pessoal: verifica se a despesa com servidores compromete a receita corrente líquida.

            •          Investimentos: aponta o quanto da receita é revertido em melhorias e obras para a população.

            •          Liquidez: avalia se a prefeitura consegue manter as contas em dia.

No caso da autonomia, o levantamento leva em conta se as receitas próprias oriundas da atividade econômica local são suficientes para cobrir despesas essenciais da máquina pública.

O prefeito Evandro Mura destacou que o resultado da Firjan confirma a seriedade com que os recursos públicos são administrados em Santa Fé do Sul:

“Esse reconhecimento demonstra nossa responsabilidade na aplicação dos recursos, sempre com prudência e transparência. Não gastamos mais do que arrecadamos e priorizamos os serviços essenciais, que impactam diretamente a vida da população. Em educação, estamos reformando e ampliando escolas, garantindo merenda de qualidade e capacitação dos professores. Na saúde, investimos em novas unidades, medicamentos gratuitos, especialidades médicas e campanhas de vacinação e prevenção. Na infraestrutura, praticamente concluímos o asfaltamento das ruas que necessitavam, abrimos novas avenidas e incentivamos a construção de moradias populares em parcerias público-privadas. Também valorizamos nossos servidores, com evolução funcional e recuperação dos salários, sem ultrapassar os limites legais.”

O prefeito ainda ressaltou ações para geração de emprego e renda, com a entrega do novo distrito industrial, a destinação de novos lotes para empreendedores, parcerias com SENAI, SENAC, SEBRAE, Associação Comercial e Sindicato Rural, além de programas de capacitação de mão de obra. O fomento ao turismo náutico e de pesca esportiva, aliado a eventos e à hospitalidade da cidade, também foi destacado como pilar do desenvolvimento local.

O vice-prefeito e presidente do Unifunec, Capitão Benites, reforçou que o reconhecimento é fruto de uma equipe de trabalho integrada:

“Santa Fé do Sul alcança esse resultado porque tem uma gestão qualificada, com uma equipe comprometida e focada no planejamento responsável com foco no alinhamento das contas que favorecem o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade.”

O resultado da classificação de Santa Fé do Sul também foi destaque no Diário da Região, na edição de 28 de setembro de 2025, na página 6, onde informa a classificação das cidades que tiveram nota máxima, de acordo com o levantamento da Firjan.