28/05/2026 06h19 - Atualizado em 28/05/2026 06h19

Santa Fé supera índice constitucional e amplia investimentos na Saúde nos primeiros meses de 2026

Foi aplicado18,92% da receita base, percentual significativamente acima do índice mínimo constitucional de 15% exigidos por lei.

A Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul realizou na segunda-feira, 25 de maio, na Câmara Municipal, a Audiência Pública da Saúde referente ao 1º Quadrimestre de 2026, apresentando à população, ao Conselho Municipal de Saúde, vereadores e autoridades a prestação de contas dos investimentos, receitas e despesas executadas pela Secretaria Municipal de Saúde nos primeiros quatro meses do ano.

Os números apresentados demonstraram mais uma vez o compromisso da Administração Municipal do prefeito Evandro Mura e do vice-prefeito Capitão Benítez com uma gestão eficiente, planejada e voltada ao fortalecimento contínuo da rede pública de saúde do município.

Durante a audiência, foi destacado que Santa Fé do Sul aplicou 18,92% da receita base em ações e serviços públicos de saúde, percentual significativamente acima do índice mínimo constitucional de 15% exigido por lei. O investimento realizado com recursos próprios do município totalizou R$ 11.545.393,28, evidenciando o esforço da administração municipal em priorizar a saúde pública e ampliar os atendimentos oferecidos à população.

Além dos recursos municipais, a prestação de contas também apresentou os repasses recebidos de outras esferas governamentais. No período, o município recebeu R$ 8.961.720,74 em recursos da União e R$ 2.070.000,32 do Governo do Estado, totalizando R$ 11.031.721,06 destinados ao custeio e manutenção dos serviços de saúde.

Os investimentos contemplaram diversos setores essenciais da rede municipal. Entre os destaques estão os repasses à Santa Casa de Misericórdia, que somaram R$ 6.237.903,14, fortalecendo os atendimentos hospitalares e serviços de urgência e emergência. Também foram destinados R$ 4.086.944,97 ao Consagra (Consórcio Intermunicipal de Saúde), ampliando o acesso da população a consultas, exames e procedimentos especializados.

A prestação de contas apontou ainda investimentos de R$ 7.462.374,79 na Atenção Básica, setor considerado porta de entrada da saúde pública municipal, além de R$ 2.316.939,50 aplicados nos serviços de Média e Alta Complexidade, garantindo suporte aos atendimentos especializados e hospitalares. Já as obras, melhorias estruturais e investimentos na área da saúde receberam recursos de R$ 221.706,23.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Vassoler, ressaltou que os resultados apresentados refletem o planejamento técnico, a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos e o comprometimento das equipes de saúde do município.

“Os números apresentados refletem o trabalho sério realizado pela equipe da saúde e o compromisso da Administração Municipal em garantir atendimentos de qualidade, desde a atenção básica até os serviços especializados”, afirmou a secretária.

O prefeito Evandro Mura destacou que a saúde segue como uma das prioridades da gestão municipal e reforçou a importância dos investimentos realizados acima do percentual obrigatório previsto na Constituição.

“Nosso compromisso é continuar investindo na estrutura da saúde, fortalecendo os atendimentos e buscando melhorias constantes para atender cada vez melhor nossa população. Quero também destacar o excelente trabalho da secretária Rosana Vassoler, que conduz a pasta com muita responsabilidade, dedicação e comprometimento com a saúde de Santa Fé do Sul”, destacou o prefeito.

A Audiência Pública da Saúde é um importante instrumento de transparência e controle social, permitindo que a população acompanhe de forma clara, responsável e democrática como os recursos públicos estão sendo aplicados na saúde municipal.