16/10/2024 16h39 - Atualizado em 16/10/2024 16h39

Santa-fé-sulense Abner Tofanelli conquista vaga na Câmara de Rio Preto

"Músico de Rua" formado no Projeto Guri obteve 3.356 votos e foi o 14º mais votado.

No último dia 6 de outubro, os rio-pretenses elegeram o músico Abner Tofanelli para vereador de São José do Rio Preto pelo PSB. Nascido em Santa Fé Do Sul (SP) em 04 de maio de 1999, tem 25 anos. O músico Abner Tofanelli (PSB), foi o 14ª colocado, com 3.356 votos. A Câmara de Rio Preto é composta por 23 Vereadores.

O santa-fé-sulense é formado pelo Projeto Guri (música), onde também foi professor. Abner é bolsista de Administração Pública na Universidade Invictus de São José do Rio Preto.

História

De acordo com Abner, com 16 anos foii emancipado e seguiu pagando as contas com arte. Ia para o calçadão todos os dias tocar, por isso, lutou pelo direito dos artistas de rua de ocupar seu espaço. Foi deputado jovem, onde conheceu a política de perto e entendeu que esse era o seu futuro. 

?Ser Vereador

Sua missão em ser vereador de Rio Preto foi uma vontade que surgiu do poder das histórias das pessoas que eu encontrava todos os dias. Ele é reconhecido como um guerreiro que acreditou que com sua atuação política, “pode retirar muitos obstáculos das batalhas diárias, aumentar seus escudos e potencializar sua rotina com ações dentro da câmara. Podemos mais com educação, saúde pública, cultura, segurança, sustentabilidade dignas de uma vida tranquila, como merecemos!”

Apresentações em Santa Fé do Sul

Abner foi convidado pela Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul para se apresentar nas Edições 2021 e 2022 na programação do Sonho de Natal.

Dentre suas apresentações, o músico com talento de sobra, se apresentou com a Banda Capivara Strings formada com seus amigos. O grupo tocou um repertório variado e inclui som instrumental de Guns n’ Roses animando o público presente. Abner tocou um repertório variado e incluiu som instrumental de Guns n’ Roses animando o público presente.

Abner, músico de rua foi surpreendido por Steven Tyler no Rio (fonte R7)

Em setembro de 2017, o violoncelista Abner Tofanelli foi surpreendido por Steven Tyler enquanto tocava em uma rua do Leblon, zona sul do Rio de Janeiro.

Ao escutar o músico reproduzir o sucesso Thinking Out Loud, de Ed Sheeran, o vocalista do Aerosmith pediu para sua equipe parar o carro. Ele então desceu e começou a cantar junto com o rapaz de 18 anos.

— Percebi uma comitiva se aproximando e, quando me virei, tomei um susto. Pensei que era um cover. Não acreditei que era ele mesmo.

Apesar de atrair algumas pessoas, o dueto não gerou registros. Abner, então, solicitou uma foto ao lado do ídolo, que pediu para que ele o encontrasse em um shopping da região.

— Lá, a multidão aumentou. Só que nós conseguimos nos encontrar na saída e ele assinou meu instrumento e tirou fotos comigo. Além disso, Steven disse que é meu fã também. 

Abner estava na cidade para prestigiar justamente o show da banda, que aconteceu naquela mesma noite. Apesar de ter como preferência o show de Lady Gaga — que sequer aconteceu — o rapaz de São José do Rio Preto só conseguiu ingresso para a noite de quinta. 

— Não era meu show preferido, mas adoro Aerosmith. Eu já tocava I Don't Wanna Miss a Thing no violoncelo antes de saber de quem era a música.

Abner contou a época que tinha o sonho de viver como músico profissional e fazer intercâmbio fora do Brasil. O projeto de vida dele o fez abandonar a casa dos pais aos 16 anos e rodar o Brasil como músico, seja se apresentando na rua ou em festa e eventos.