27/05/2026 06h03 - Atualizado em 27/05/2026 06h03

Secretaria de Saúde e o Programa Municipal EST/Aids realiza etapa do projeto "Juntos na Prevenção"

Promover cuidado, proteção, informação e qualidade de vida aos estudantes.

No dia 20 de maio, na Escola Estadual Itael de Mattos, foi realizada mais uma importante etapa do Projeto “Juntos na Prevenção”, promovendo ações voltadas à prevenção combinada do HIV, prevenção das ISTs, promoção da saúde, autocuidado e fortalecimento da rede de proteção, além da apresentação do Projeto aos pais e responsáveis.

O encontro contou com a participação da comunidade escolar, equipe gestora, profissionais parceiros e famílias, fortalecendo o diálogo e a construção coletiva de ações preventivas no ambiente escolar.

Durante a reunião, foram abordados temas relacionados à importância da prevenção, do acolhimento, da informação e da participação da família no desenvolvimento saudável dos adolescentes. Os pais e responsáveis demonstraram grande receptividade ao projeto, destacando a relevância do trabalho realizado pela escola e colocando-se à disposição para apoiar as ações desenvolvidas.

A Equipe Técnica do Projeto ressaltou que o fortalecimento da parceria entre escola, família, saúde, assistência social, rede de proteção e comunidade é fundamental para promover cuidado, proteção, informação e qualidade de vida aos estudantes.

O Projeto “Juntos na Prevenção” segue as diretrizes da Estratégia Juntos na Prevenção e da Lei Estadual nº 18.061/2024, desenvolvendo ações educativas e preventivas ao longo do ano, por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas, treinamentos e futura implantação do “Cantinho da Prevenção”.

Todas as etapas do projeto estão sendo registradas e divulgadas junto à população, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção, do diálogo e do cuidado coletivo.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal IST/AIDS, e a Escola Estadual Itael de Mattos agradecem o apoio e a participação de todos os envolvidos, reafirmando o compromisso com a formação integral dos estudantes e com a construção de um ambiente escolar cada vez mais acolhedor, seguro e consciente.