A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Fé do Sul, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS, participou no dia 1º de abril de 2026 de um importante encontro presencial realizado na cidade de São Paulo, voltado à implementação da estratégia “Juntos na Prevenção”.
Nesta primeira etapa, foram convidadas apenas regiões e municípios considerados prioritários para o desenvolvimento de ações voltadas à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV/AIDS) entre adolescentes, bem como à redução da gravidez na adolescência. Santa Fé do Sul esteve entre os 30 municípios selecionados do Estado de São Paulo, o que reforça o reconhecimento do trabalho já desenvolvido no município.
O encontro contou com a participação de importantes instituições, como a Secretaria Estadual de Educação, o CRT – Centro de Referência e Treinamento em IST/AIDS e os Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), fortalecendo a integração entre diferentes setores.
A participação do município nesta etapa inicial foi motivo de grande motivação para a equipe, que segue comprometida em ampliar e qualificar as ações de promoção à saúde. Representando Santa Fé do Sul, foi a Enfermeira e Coordenadora do Programa Municipal de IST/ AIDS, Silvia Regina dos Santos Benítez, e da URE (Unidade Regional de Ensino de Jales), Maria Aparecida.
Objetivos da estratégia
A estratégia “Juntos na Prevenção” tem como principais objetivos:
Articular iniciativas para promover os direitos sexuais, reprodutivos e os direitos humanos na comunidade;
Ampliar as ações de prevenção na rede estadual de ensino;
Qualificar os serviços de saúde para melhor acolher as demandas de estudantes e da comunidade.
A iniciativa integra ações de saúde e educação com foco no diagnóstico precoce e na conscientização sobre ISTs, HIV/AIDS, gravidez na adolescência e outras condições de saúde que impactam especialmente os jovens.
A estratégia está alinhada à Lei Estadual nº 18.061/2024, que dispõe sobre a Política de Prevenção das IST/HIV/AIDS voltada a jovens e adolescentes.
A Secretaria Municipal de Saúde reafirma seu compromisso com a promoção da saúde, prevenção de doenças e garantia de direitos, fortalecendo ações integradas que contribuam para uma juventude mais informada, protegida e saudável.
