10/02/2025 07h13 - Atualizado em 10/02/2025 17h44

Secretário de Agricultura de Santa Fé do Sul Participa de 14ª Assembleia do Congrapar

Consórcio de Municípios reúne 24 cidades.

Na última semana, o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Santa Fé do Sul, Ortêncio Viera Ramos Sobrinho participou da Assembleia Geral do Congrapar (Consórcio Intermunicipal do Rio Paraná e Grande), representando o Prefeito Evandro Mura, que é membro do consórcio. O evento contou com a presença de 19 prefeitos de 24 municípios consorciados.

Durante a assembleia, um dos principais pontos da pauta foi a indicação de Bim Belão, ex-prefeito de Três Fronteiras, para o cargo de diretor executivo do Congrapar. Além disso, foi discutida a criação de um conselho fiscal, que será composto por representantes municipais, incluindo Alex Olivo, prefeito de Rubinéia, Júlio Miliati, prefeito de Santa Salete, e João Cézar, prefeito de Populina.

Outros assuntos abordados incluíram a abertura de atas de compras, o registro de preços e a proposta de isenção de juros e multas para os consorciados. A assembleia foi presidida pelo Prefeito de Santa Clara d’Oeste José Basílio. A diretoria é composta pelo Prefeito Paulo Mioto, de Vitória Brasil, vice presidente e o Coordenador Osmar Sampaio, de Santa Rita d’Oeste.

A participação do Secretário de Agricultura reforça o compromisso de Santa Fé do Sul com a colaboração intermunicipal e o desenvolvimento regional, promovendo ações que beneficiem a agricultura e o meio ambiente na região.

Os Vereadores Maicon da Santa Casa, Samuka da Limpeza e Ronaldo Lima também participaram da Assembleia no último sábado (8).

O CONGRAPAR, Consórcio Intermunicipal dos Rios Grande e Paraná, é uma associação que reúne 24 municípios próximos aos rios Grande e Paraná, incluindo Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Clara d’Oeste, Nova Canaã Paulista, Rubinéia, Santa Rita d’Oeste, entre outros.

O consórcio tem como objetivo planejar, adotar e executar programas e medidas destinadas a promover o desenvolvimento socioeconômico da região dos municípios consorciados, produzir e gerir produtos na área da saúde, como medicamentos manipulados, executar ações de assistência social e segurança alimentar, proporcionar infraestrutura e desenvolvimento regional, além de desenvolver ações e serviços de saúde.